Mundo

Gaúchos na Itália movimentam doação de 50 toneladas de roupas para RS

"É a ação de Deus para ajudar o próximo", dizem Flávio e Luiz Henrique, idealizadores do SOS - Itália

Escrito por Redação A12

12 JUN 2024 - 15H55 (Atualizada em 13 JUN 2024 - 11H49)

SOS - Itália

A mobilização de dois brasileiros gaúchos que moram na Itália para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul inspirou a ajuda de voluntários a conseguirem cerca de 50 toneladas de roupas de inverno. “É tudo Deus e nós”, resumiu um dos idealizadores da SOS Itália em Roma, o chef gaúcho Flavio Boriolo, junto com Luiz Henrique da Silva.

“A gente decidiu [ajudar] no momento que a gente estava se sentindo um pouco inútil aqui, não estando lá e não podendo ajudar diretamente as pessoas que foram afetadas. E a gente ficava olhando as notícias e só chorava; olhava as notícias e chorava.”

Há mais de 10 anos morando na Itália, eles se viram tocados por Deus para começar a ajudar mais ativamente as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Eles criaram a campanha de arrecadação de doações intitulada “SOS RS — Itália”, inspirada em uma ação realizada por brasileiros em Portugal, exclusivamente feita por voluntários.

“Olhando Portugal, como foi feita a ação toda lá, a gente pensou: é a única maneira que a gente tem, por mais pouco que seja, de conseguir ajudar de uma forma mais direta. A gente nem pensou se ia dar certo ou se não ia dar certo. A gente simplesmente escutou o chamado de Deus, porque foi exatamente isso: a gente não tem como explicar tudo que a gente conseguiu fazer até hoje. Eu acredito, como diz a Palavra, aquilo que a gente não consegue explicar é porque é um propósito de Deus.”

SOS - Itália
SOS - Itália
Flávio e Luiz, idealizadores da ação beneficente SOS - Itália


A base da campanha partiu de Roma, mas durante a divulgação do movimento, brasileiros e italianos de diferentes partes da Itália, em 35 pontos de coleta, se engajaram e contribuíram sobretudo com roupas para o frio para adultos e crianças, já que o inverno está prestes a começar no Rio Grande do Sul.

A campanha começou em 13 de maio e vai terminar em 13 de junho. A carga de cerca de 50 toneladas vai partir em via marítima para o Brasil na próxima terça-feira (18) em direção ao porto mais perto do Rio Grande do Sul, o de Itapoá, em Santa Catarina. A previsão de chegada em território brasileiro é em 13 de julho, para depois seguir de caminhão até o RS.

Em solo gaúcho, segundo um comunicado oficial da campanha, as doações chegarão diretamente no Centro de Arrecadação localizado em Novo Hamburgo. Dali serão distribuídas para cinco instituições, que são: Grupo Aconchego SOS Enchentes, de São Leopoldo; Liga de Combate ao Câncer, de Bom Retiro; Rotary Club, de Estância Velha e em Porto Alegre, para a Instituição de Educação Infantil Pingo de Mel e Educandário São João Batista.

As arrecadações superaram as nossas expectativas, porque a gente já estava com a ideia de um contêiner e acabamos fechando dois. Os nossos custos duplicaram e agora está correndo para poder cobrir esses custos do segundo contêiner.”

SOS - Itália
SOS - Itália


Flavio e Luiz, assim, fazem um grande apelo a pessoas físicas ou à iniciativa privada de qualquer parte do mundo, para viabilizar o envio das doações ao Rio Grande do Sul, contribuindo com ajuda financeira para pagar os contêineres e a logística da viagem desde Roma e Livorno, na Itália, até Itapoá e Novo Hamburgo, no Brasil.  

“Com isso o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, eu acho que Deus está mostrando que a gente tem que ter uma união, tem que ter amor e tem que ter fé em Deus, acima de tudo. Ele está mostrando isso para todo mundo. A gente fala que é a separação do joio e do trigo, para as pessoas que têm a bondade dentro do coração que consegue ajudar. Tem que ter a bondade, tem que ter a fé dentro de si mesmo, porque se tu não tem, não adianta bater, bater e bater, que a pessoa não consegue. Tu tem que sentir Deus. É o Espírito Santo que está agindo com tudo isso aqui, porque não é uma ação nossa, do Flávio ou do Luiz e de ninguém”, afirma Flavio.

:: Os dados para a vakinha e também para uma rifa solidária, sempre com o intuito de arrecadar recursos, estão disponíveis na conta da campanha no Instagram: @sos_rs_italia.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...