Por Redação A12 Em Mundo Atualizada em 12 DEZ 2019 - 13H44

O que a economia solidária tem a ver com o Papa Francisco?

Shutterstock
Shutterstock


A
economia solidária é uma alternativa na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem, que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

Tudo isso está alinhado com o que pensa o Papa Francisco, o qual manifestou algumas vezes pensamentos muitos semelhantes ao conceito em questão. O Santo Padre já atacou a injustiça econômica, condenando os males da globalização e pedindo novas maneiras de se pensar sobre pobreza, assistência social, emprego e sociedade.

Shutterstock
Shutterstock


Em 2015, ao discursar para a associação de movimentos cooperativos italianos, o Papa disse que estes poderiam ajudar a
buscar novos modelos e métodos que funcionem como alternativa para a cultura do descartável, criada pelas potências que controlam as políticas econômicas e financeiras do mundo globalizado. “Quando o dinheiro se torna um ídolo, ele comanda as escolhas do homem. E assim ele arruína o homem e o condena. Faz dele um escravo”, disse Francisco na ocasião.

Economia de Francisco

shutterstock
shutterstock


A desigualdade social e a crise ecológica que culmina com as mudanças climáticas, já estiveram em debate aqui no Brasil. Em novembro passado, o
Encontro Nacional da Economia de Francisco foi realizado na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

“Economia de Francisco” é como está sendo chamada a economia de inspiração solidária, espelhada na figura do Papa Francisco, que convocou um evento a ser realizado em Assis, na Itália, para discutir mundialmente esses temas, entre 26 e 28 de março de 2020.

O encontro na PUC reuniu movimentos sociais e segmentos da sociedade civil e firmou o compromisso dos brasileiros para o evento do próximo ano. Essa experiência deve reunir práticas e iniciativas de alternativas econômicas para fazer frente à economia política predominante no mundo hoje, de orientação neoliberal e contra os direitos dos trabalhadores e dos mais pobres.

Veja abaixo mais conteúdos do A12:

.:: Barco Hospital Papa Francisco

.:: Campanha da Fraternidade 2020 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...