Por Redação A12 Em Música

Basílicas Papais acolhem Festival de Música e Arte Sacra

Entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro acontece em Roma (IT) a XIV edição do Festival de Música e Arte Sacra em homenagem a João Paulo II. Como nos anos anteriores, o Festival será realizado nas Basílicas Papais, tendo como objetivo a coleta de fundos destinados à restauração das igrejas na cidade.

Festival Musica e Arte roma

A iniciativa, que nasceu há quatorze anos, também tem a importante finalidade de reunir em um só lugar a Fé, a arte e a beleza, que são a essência do festival desde suas origens. Como expôs à Radio Vaticana Hans Albert Courtial, presidente da Fundação Pro Música e Arte Sacra: "Nós buscamos através da música sacra levar as pessoas ao Senhor, sensibilizando nestas belas Basílicas: quando eles escutam esta bela música, pensar também que estas basílicas serão restauradas".

O festival está dedicado a São João Paulo II por seu grande exemplo de coragem e valentia, como comentou também à Rádio Vaticano o Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica de São Pedro no Vaticano: "Já em sua juventude, quando ficou sozinho no contexto da Segunda Guerra Mundial, nos ensinou a não resignar-nos ao mal (...) Este jovem de 21 anos, em um contexto de violência, em um abismo do mal, diz: 'Senhor, ponho a tua disposição minha vida para abrir caminhos em uma história dos homens. E assim o fez. Hoje o mundo está vivendo momentos de escuridão, devemos fazer como ele, Deus tem necessidade disto, de homens assim".

O festival será inaugurado às 17h do próximo dia 28 de outubro com uma Missa na Basílica de São Pedro presidida pelo Cardeal Angelo Comastri, em seguida haverá de 600 artistas, de 9 países do mundo sob o tema "A Arte salva a Arte".

Entre os concertos destacados se encontra o que ocorrerá no mesmo dia 28 na Basílica de São Paulo Extramuros com Sétima e Oitava Sinfonia de Beethoven sob a responsabilidade de 'Winer Philharmoniker', sob a batuta de Herbert Blomstedt. Esta mesma basílica acolherá no dia 31 de outubro o concerto do Coro e Orquestra das Nações sob a direção de Justus Frantz, e em que participarão músicos de vários países.

No dia 30 às 12h será o concerto em honra à Padroeira Bavaria na Basílica de Santo Inácio de Loyola em Campo Marzio, a cargo de Montini-Chor e Ensamble Hans Berger. Igualmente, o Coro da Capela Sistina participará de um concerto que terá lugar na Basílica de Santa Maria a Maior no dia 1º de novembro. O concerto de encerramento será no dia 04 de novembro às 21h na Basílica de Santo Inácio de Loyola.

O Festival de Música e Arte Sacra nasceu no ano 2000 com o propósito de promover as atividades institucionais da Fundação Pro Música e Arte Sacra, que se baseiam na difusão e programação da música sacra, assim como a restauração de bens preciosos arquitetônicos, além de tesouros artísticos das Basílicas papais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.