Por Wallison Rodrigues Em Música

Com Santa Rita chegamos aos céus

Santa Rita

A festa de Santa Rita nos oferece uma oportunidade singular, é um convite a viver estreitamente a Paixão de Cristo como participantes da vida do Senhor Ressuscitado. Rita de Cássia, conhecida popularmente como a Santa dos casos impossíveis e desesperados, em sua história há simbolismos que nos apontam algumas reflexões:

Mulher amante da CruzSanta Rita traz em sua vida uma íntima identificação com o Crucificado. Nele brota o desejo de participar sempre mais de perto do divino mistério da Paixão. Uma vida marcada por um caminho de dor e amor... Um amor que corresponde ao querer de Deus em sua existência; uma dor em expiação e união com Deus pela sua salvação e dos seus irmãos. “Pela Paixão o sabor da Vitória” – Foram 18 anos de sua vida em sofrimento e humilhação com um marido violento, tudo isso era associado aos sofrimentos de Cristo, mesmo que em grau bem menor, mas oferecido para a conversão e salvação pessoal dele.

Mulher coroada com as chagas de Cristo – Ao contemplar a Paixão do Senhor, Santa Rita em suas orações pedia a Deus a graça de poder viver um pouco as dores da Paixão... Um sofrimento partilhado com Jesus Cristo lhe foi oferecido na fronte. Mas, não era um sofrimento masoquista! Mas, um sofrer que fazia memória de Ressurreição, que buscava uma dignidade singular para participar do Reino celeste.

Mulher em Santuário de Rosas – A vida de Santa Rita nos recorda a força divina que age no impossível. Com este fato muitos sãos os devotos que enchem nossas Igrejas de preces clamando a intercessão de Santa Rita. Essas rosas justamente simbolizam a intercessão dela por cada fiel para que se convertam e sejam bons...

Viver a santidade evangélica é o melhor caminho para se chegar aos céus, e tudo isso podemos aprender de Santa Rita. Deus nos sustenta em cada momento, nunca desampara seus filhos... Somente no Mistério de Cristo conseguimos fazer da dor uma plena alegria, pois os sofrimentos sempre terão sabor de páscoa.

São todas essas certezas que queremos celebrar neste ano na festa de Santa Rita de Cássia. Estamos num ano jubilar, celebrando os 300 anos daquela que mais do que ninguém, que seguiu os passos de Jesus, viveu com Cristo o mistério da Cruz e entendeu ali a sua missão estando pronta a repetir o “fiat” da Anunciação.  

Deus ensina a sua Igreja que chegar aos céus é embeber-se de coragem , é sofrer pela caridade, é eivar-se de esperanças para que tudo contribua para o bem da criação. Que com Santa Rita nossa fé celebre a graça de sermos contados entre os construtores e moradores do Reino de Deus. Assim seja!

Com Santa Rita alcançamos a Salvação em Cristo, chegamos aos Céus... Contemplamos o Mistério de Deus.

Veja Música em homenagem a Santa Rita

Baixa aqui Santa Rita - Partitura, letra e cifra. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Wallison Rodrigues, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.