Por Marília Ribeiro Em Música

Música é caminho para Crianças e Adolescentes perseverarem na Igreja

Anjos da Providência
As crianças e adolescentes da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) tem se destacado pelo belo trabalho desenvolvido nas missas das crianças aos domingos, tanto que a missão de evangelizar resultou em dois cds, um para o público infantil e outro para os adolescentes.

O Ministério Anjos da Providência é formado por 14 crianças entre 7 e 15 anos, coordenados por Elen Marques e Sérgio Fernando, tendo a preparação dos cantos com Carla Inácio e condução do violão com Eduardo Rocha.

O segundo CD do Ministério, intitulado ‘#PartiuCelebrar’ foi indicado nesse ano ao Prêmio Nacional da Música Católica, o Troféu Louvemos, nas categorias Melhor Grupo e Melhor Álbum Infantil. Assista o teaser do lançamento do CD.

Leia a entrevista com a coordenadora do grupo Elen Marques:

Portal - Como surgiu a iniciativa de formar um ministério de música infantil?  O ministério tem quanto tempo de formação?
Anjos da Providência - O ministério de música infanto-juvenil ANJOS DA PROVIDÊNCIA foi criado no início de 2013, na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência – Arquidiocese de Belo Horizonte, para ministrar a música na Missa das Crianças, implantada aos domingos às 9h, pelo pároco Padre Erli Lopes Cardoso, da Congregação Orionita. Foi uma iniciativa minha e de meu marido, Sérgio Fernando, que temos duas filhas hoje participando do ministério, do qual somos coordenadores.

Portal - O ministério tem dois álbuns gravados, como foi a produção e composição das canções?
Anjos da Providência - Nosso primeiro CD foi lançado em dezembro de 2013. Para celebrar o primeiro ano de ministério, o Anjos da Providência decidiu lançar um CD, fazendo o que mais gostam aos domingos: cantar na Missa para as crianças. Daí o título "Missa para Crianças". No CD, os cantores mirins explicam as partes da Missa, numa linguagem simples e voltada para o universo infantil. As canções escolhidas foram as mais cantadas nas celebrações de domingo, num repertório bem tradicional, com músicas já consolidadas na liturgia católica. Apenas duas músicas foram inéditas, compostas por Davidson Silva e Padre Joãozinho exclusivamente para o Anjos da Providência. O projeto teve o apoio da Editora Paulinas, que liberou direitos autorais de músicas já consagradas, como "Amar como Jesus Amou" de Padre Zezinho. O sucesso surpreendeu. Quem diria que um CD com músicas de Igreja, ou melhor, com um repertório de uma Missa inteira, poderia fazer tanto sucesso com a criançada? Então, o segundo CD foi inevitável. 

Mas desta vez, a história se inverteu. Decidimos fazer um repertório próprio, totalmente inédito, e apenas duas interpretações (das músicas Monte Inverno, da banda Rosa de Saron, e Tomé, da banda Shalom). As letras foram compostas com base nas vivências do próprio ministério. Eu escrevi grande parte delas, através de relatos das crianças e dos adolescentes, e com a ajuda de Davidson Silva, que tem experiência como compositor e cantor e que dirigiu os dois CDs. Este segundo com a coprodução da musicista Patrícia Chaves.

 

...vimos a importância incentivar a permanência dos adolescentes na Igreja, após a Primeira Eucaristia.

O repertório desta vez foi voltado ao público infanto-juvenil, já que os meninos estão crescendo e vimos a importância incentivar a permanência dos adolescentes na Igreja, após a Primeira Eucaristia. O nome #PartiuCelebrar surgiu durante as gravações com as adolescentes, em brincadeiras dentro dos estúdios. Os arranjos impecáveis, de Anderson Di Almeida, seguiram o estilo pop rock. O projeto gráfico, feito voluntariamente pelo designer Fred Lima, também seguiu a proposta com layout menos infantil, mais jovem, e muita hashtag.

Através da minha agência Fato Comunicação, que atende voluntariamente a Paróquia, coordenei os trabalhos e a produção do CD, e com a ajuda dos pais conquistamos apoios e patrocínios para um álbum independente, sem gravadora. Com parceiros, como o fotógrafo Bernardo Barroso e o cinegrafista e editor da Canção Nova em BH, Marco Aurélio, o Lelo, viabilizamos um clipe e a divulgação.

O CD foi gravado no Estúdio Setup e contou com uma equipe de músicos de primeira: Júnio Marinho na bateria, Maurício Lafourcade no teclado, Anderson Di Almeida no violão e guitarra e Diogo Vieira no baixo.

O produto final ficou top e foi indicado ao Prêmio Nacional da Música Católica, o Troféu Louvemos 2016, em duas categorias: Melhor Grupo Vocal e Melhor Álbum Infantil.

Portal - A renda do segundo álbum foi revertida para uma casa de recuperação de dependentes químicos, como é essa experiência de evangelizar as crianças mostrando a importância da música e das ações de partilha?
Anjos da Providência - As crianças e adolescentes levam muito a sério a missão de evangelizar pela música. Quando concluímos que as parcerias e patrocínios conquistados iriam bancar toda a produção do CD, decidimos reverter a renda dos CDs para alguma iniciativa social. Em grupo, escolhemos a fazenda de recuperação de dependentes químicos em Morada Nova, uma das iniciativas sociais das Obras Orionitas.

Portal - Como as pessoas podem fazer para conhecer o trabalho do ministério?
Anjos da Providência - O Anjos da Providência ministra a música na Missa das Crianças em todo quarto domingo do mês na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, no bairro São Luiz, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Nosso facebook é Anjos da Providência BH. Curtam lá!

Assista ao vídeo da música 'Deus em Mim':

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.