Notícias

10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

A data propõe um alerta e cuidado com a saúde mental e os preconceitos sobre o assunto

Escrito por Letícia Dias

10 OUT 2022 - 16H55 (Atualizada em 11 OUT 2022 - 10H15)

SewCream/ Shutterstock

Neste dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data instituída no ano de 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental tem a proposta de ser um alerta para o cuidado da saúde mental e combater preconceitos que surgem sobre quem desenvolve algum problema emocional e psicológico. Leia Mais 5 dicas para manter a sua saúde mental em dia e buscar mais qualidade de vidaSaúde mental em um mundo virtual

Nesta ocasião, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recordou que no mundo todo 1 em cada 7 adolescentes com idade entre 10 e 19 anos de idade sofrem de problemas de saúde mental. Bem como a maioria das 800 mil pessoas que morrem por se suicidarem são jovens, sendo o suicídio a 4ª principal cauda de morte.

A psicóloga Viviane Tretel explicou, em entrevista ao A12, que cada vez mais os jovens não conseguem lidar com as frustrações. Isso se deve às influências externas, num mundo virtual, que ajuda a criar na imaginação das crianças e adolescentes um mundo de fantasias.

"Sugiro que os responsáveis de nossos jovens participem mais de perto da vida de suas crianças e adolescentes, trazendo-os para perto por meio do diálogo e da escuta e se necessário", afirmou.

Impacto da Pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no primeiro ano da pandemia houve um aumento de 25% de aumento em casos de ansiedade e depressão. Além disso, segundo a OMS, a pandemia trouxe uma crise global de saúde mental e mostrou a despreparação dos dos governos para este impacto.

O Papa Francisco dirigiu uma mensagem de encorajamento na II Conferência Nacional da Saúde Mental, realizada no ano passado, aos profissionais da área:

“O próprio profissionalismo médico se beneficia do cuidado integral da pessoa. Cuidar do outro, de fato, não é apenas um trabalho qualificado, mas uma verdadeira missão que é plenamente realizada quando o conhecimento científico encontra a plenitude da humanidade e se traduz na ternura que sabe se aproximar e cuidar dos outros.”

Alcançar o equilíbrio

De acordo com Viviane cuidar da Saúde Mental não significa apenas fazer terapia ou tomar medicamentos. Buscar o equilíbrio nas diversas áreas da vida é fundamental:

“Para que esse equilíbrio seja alcançado é importante procurar manter alguns hábitos de vida. Compreendo que a busca do autoconhecimento é constante e se permitir vivenciar novas experiências no decorrer de nossa trajetória auxilia e muito nessa área, fazendo com que o indivíduo consiga identificar o que realmente gosta, o que não se identifica, o que gera prazer em realizar individualmente ou na presença de outras pessoas”, esclareceu.

Viviane falou ainda que a atividade física, por exemplo é fundamental  para nossa vida, porque proporciona tanto saúde física quanto mental, fortalece o corpo físico e auxilia na liberação de hormônios da felicidade, como endorfina, serotonina, ocitocina e dopamina.

Para a psicóloga, outro fator importante para alcançar o equilíbrio é realizar a higiene do sono:

“Desconectando-se de tudo e todos ao se aproximar da hora do repouso, mantendo itens eletrônicos distantes da cabeceira da cama, praticando o treino em desacelerar os pensamentos (que se for ação difícil introduza a respiração diafragmática e/ou a meditação), procure respeitar as horas mínimas de sono que seu corpo necessita. E por fim e não menos importante, pratique sua espiritualidade", disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...