Entre os dias 22 e 23 de novembro, a Congregação dos Missionários de São Carlos organizaram o Encontro dos Bispos e Responsáveis pelas Comissões de Pastoral Migratória, na sede sul-americana dos Scalabrinianos, em São Paulo (SP).
Leia MaisFrancisco conduz momento de oração pelos migrantes e refugiadosSemana Vocacional: Missionárias scalabrinianas e o cuidado ao migranteEm seu discurso, o Superior Regional, Padre Alexandre Biolchi, relatou o motivo para o encontro, em meio às dificuldades que nosso mundo sofre pelas tragédias ocorridas em guerras, crises políticas e econômicas e perigos ambientais, obrigando homens e mulheres a deixarem suas casas e seus países.
“A ideia é que o encontro desperte em cada um de nós o desafio da acolhida para os nossos tempos, marcados por rejeições, muros e barreiras que criamos”, ressaltou.
Na quinta-feira (23), além de debates e atividades em grupo sobre o trabalho pastoral com pessoas migrantes, refugiados, marinheiros, os participantes puderam conhecer o Instituto Teológico São Paulo (Itesp) e o Instituto Cristóvão Colombo (ICC) e ao fim do encontro houve a Santa Missa, presidida por Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo (SP).
Em um bate-papo, o Padre Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R., Diretor Geral do Itesp apresentou a instituição e contou um pouco da trajetória desses 51 anos. Com início das atividades em 1972, o Itesp surgiu da necessidade, sentida por diversas Congregações religiosas, em dar uma formação teológica aos seus membros que estivesse em sintonia com o espírito renovador do Concílio Vaticano II. Atualmente, possui cursos de extensão, graduação e pós-graduação.
No ICC, o Diretor, Padre José Edvaldo Pereira da Silva e a Coordenadora, Paula Leão, contaram a história e explicaram como os trabalhos são realizados com as crianças atendidas pela instituição. Os participantes ainda receberam flores produzidas pelas próprias crianças e visitaram do museu do instituto.
Durante a tarde, ocorreram debates para um resumo dos compromissos das conferências episcopais, do Dicastério e da Congregação para o trabalho pastoral no âmbito das migrações, também houve momento em que os participantes explicaram a situação de cada país e região, mostraram dados do trabalho eclesial onde existe a presença Scalabriniana, e falaram sobre os objetivos e metas para os próximos anos e relembraram a importância do trabalho da Congregação Scalabriniana em todo o mundo.
O Superior Geral da Rede Scalabriniana, padre Leonir Chiarello, disse que o saldo foi muito positivo e que trouxe esperança aos Missionários e aos bispos: “Saímos com um plano de ação com elementos de convergências entre a Congregação e as Conferências Episcopais, além de propostas muito concretas para atuação em conjunto nos próximos anos.” conclui.
Aparecida Interessa ao Brasil mostrou como foi este Encontro
Fonte: Scalabrinianos
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.