Na última sexta-feira (14), o Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, recebeu a Medalha da Inconfidência, em cerimônia no Palácio São Joaquim. O prêmio foi conferido a ele em 2023, mas por incompatibilidade de agência não conseguiu comparecer na solenidade e recebeu somente neste ano.
O Prefeito de Além-Paraíba, Minas Gerais, juntamente com seu assessor de imprensa, o jornalista Dauro Machado, recolheram a Medalha no Cerimonial do Governo de Minas Gerais, e na última sexta-feira, no Salão de Estado do Palácio São Joaquim, sede do Arcebispado do Rio de Janeiro, a honraria foi entregue ao Cardeal.
Esta medalha é a mais alta honraria do estado, a “Grande Medalha”. Na cerimônia, que durou cerca de 45 minutos, Dom Orani recebeu a Comenda em seu mais alto grau, das mãos do prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e o Diploma das mãos da Vereadora Renata Guerini, ambos de Além-Paraíba.
O estojo com o distintivo e barrete foram entregues pela Lugar Tenente da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, Dama de Comenda com Placa, Dra. Isis Penido, enquanto a Advogada Solange Morani Massad fez a entrega da cópia do Decreto de concessão da honraria publicado no Diário Oficial de Minas Gerais em 19 de março de 2023.
O Cardeal foi homenageado pelo seu Ministério alinhado com a “Igreja em saída”, voltada para os mais pobres e humildes, além de seus testemunhos e gestos concretos.
Em suas redes sociais, o cardeal junto a Arquidiocese do Rio de Janeiro, destacaram a felicidade em receber a honraria.
“Agradecemos o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, não só por nós, mas por toda a Igreja Católica na afirmação e defesa da vida humana e na promoção do bem comum”.
A Medalha da Inconfidência é a mais alta honraria pelo Governo do Estado de Minas Gerais, uma das mais antigas condecorações brasileiras e uma das mais prestigiadas e importantes do país. Foi criada 1952, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, ela é entregue em 3 graus: Insígnia, Medalha de Honra e o mais alto grau Grande Medalha.
A cerimônia de entrega acontece anualmente em 21 de abril, em Ouro Preto, antiga Vila Rica, primeira capital da então província das Minas Gerais, a cerimônia apresenta simbolismo e história.
Na entrega da Medalha da Inconfidência, a Capital do Estado de Minas Gerais é simbolicamente transferida para Ouro Preto. A solenidade é iniciada com o depósito de flores no monumento a Tiradentes, herói nacional da Inconfidência Mineira que fez do estado sinônimo de liberdade e independência.
Papa Francisco nos incentiva ao riso e ao bom humor!
Relembre momentos leves e inspiradores do Santo Padre, que valoriza o senso de humor
6 situações nunca antes vistas em um Jubileu
Diante de um mundo tecnológico e globalizado, o Ano Jubilar de 2025 ficará marcado pelas novidades
A Igreja como propagadora da verdade diante das notícias falsas
Matéria especial do Portal A12 mostra o combate da Igreja contra a desinformação no ambiente digital
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.