Na próxima terça-feira (6), a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) promove a 10ª edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos. Neste ano, serão lembrados os dez anos da expulsão de mais de 100 mil cristãos do norte do Iraque pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
No Brasil, a ACN com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza no domingo (4), às 11h, uma celebração na Catedral da Sé, em São Paulo–SP, que motivará fiéis em suas paróquias e comunidades de todo o país a participarem dessa proposta de oração. Leia MaisNúmero de cristãos perseguidos no mundo é maior que a população brasileira
“Rezar é demonstrar importância ao tema e dar a visibilidade necessária para uma posição contrária a perseguição de quem, ainda hoje, paga um alto preço por acreditar em Jesus”, motiva a ACN.
O cartaz de divulgação apresenta uma foto de duas mães que tiveram suas orelhas cortadas por terroristas do Boko Haram, em 2019, quando uma aldeia cristã em Camarões foi atacada. O atentado teria sido uma forma de aterrorizar os que, segundo islamistas, “ouvem as vozes daqueles que não os seguem”.
Frei Rogério Lima, assistente eclesiástico da ACN Brasil, destaca o trabalho da fundação que, graças aos benfeitores, socorre todos os dias “os cristãos que sofrem miséria ou perseguição em mais de 130 países, incluindo o Brasil”.
“No Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos, queremos mostrar também o poder que a oração tem para aqueles que sofrem na pele a discriminação e a perseguição por serem cristãos. Semanalmente recebemos notícias de ataques a igrejas, de sequestros, tortura e assassinato de padres, religiosas e cristãos leigos. Além da ajuda concreta, precisamos da oração de cada um. Como Paulo nos pediu na carta aos Tessalonicenses: ‘Orai, meus irmãos e irmãs, sem cessar’”.
É possível participar das duas celebrações: a missa na Catedral da Sé, em São Paulo, será no domingo (4), às 11h. E no dia 6 de agosto, o frei Rogério irá celebrar na capela da ACN, às 15 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube da ACN Brasil.
Os dados levantados pela Fundação Pontifícia e apresentados no Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo de 2023, contabilizam 61 países onde a liberdade religiosa é violada gravemente, com registros de morte e sequestros por conta de sua fé em 40 países. O mesmo documento registra que 62% da população mundial vive em países com violações da liberdade religiosa.
Fonte: CNBB
Por que católico não faz devocional?
O cristão católico pode fazer Devocional desde que seja seguindo a Lectio Divina, um modelo de estudo que a Igreja indica para o estudo e a reflexão.
Conheça o Santuário espanhol de Covadonga
História do templo se confunde com a origem de Portugal
Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América
O Encontro Continental Salesiano em Aparecida celebra 25 anos da RASS, discutindo projetos sociais para jovens vulneráveis. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.