Notícias

Curso “Fake News, Religião e Política”, da CNBB, inicia hoje

A formação é gratuita, certificada pelo NESP, da PUC Minas, e acontece de 08 a 12 de agosto, das 19h30 às 21h30

Escrito por Isabela Araujo

20 JUL 2022 - 11H44 (Atualizada em 09 AGO 2022 - 08H38)

Reprodução/ CNBB

Leia MaisContra as fake news entre os povos indígenas!Fake News: Veja quatro conselhos do Papa e se livre delasO curso “Fake News, Religião e Política” inicia hoje, dia 08 de agosto, às 19h30. A formação é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pastoral da Comunicação (Pascom-Brasil), junto também de importantes parceiros.

A iniciativa visa formar católicos para a checagem de notícias e combate às fake news, para que juntos, em rede, colaborem para o cumprimento de uma importante exigência cristã: a verdade.

“Diz respeito, entretanto, a todas as pessoas, independentemente da crença que possuam, pois, quando abrimos mão da verdade, abrimos igualmente mão de nossa própria condição humana” - secretário geral da CNBB

A formação é gratuita, certificada pelo NESP, da PUC Minas, e ocorrerá entre os dias 8 e 12 de agosto, sempre das 19h30 às 21h30, pela plataforma Zoom. O link para acesso foi enviado aos inscritos na sexta-feira, 05 de agosto. De início, 300 vagas foram ofertadas, mas, pelo grande número de interessados, 500 participantes foram contemplados.

Confira a programação completa, divulgada pela CNBB:

8 de agosto

Tema: Democracia e desinformação

Conferencistas:

Democracia e desinformação – Professor emérito da Unb, Venício Lima

Fake news, pós-verdade e desinformação – Professora da PUC Minas, Fernanda Sanglard

9 de agosto

Tema: Verdade e religião: compromisso do cristão (A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). A paz é a verdadeira notícia. Magistério do Papa Francisco e combate às fake news e experiências de outras religiões no combate às notícias falsas).

Facilitadora: Professora Magali Cunha, representante da Bereia

10 de agosto

Tema: Métodos de checagem (Critérios de seleção: o que é possível checar; Metodologia: o passo a passo do fact-checking; e a busca de referências para a verificação; Classificação de veracidade)

Facilitador: Professor Melillo Diniz, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

11 de agosto

Tema: Ferramentas e técnicas de checagem (Procedimentos: ferramentas de busca, planilhas e Lei de Acesso à Informação; Classificação: o que há entre o verdadeiro e o falso; e a Formatação: como embalar o conteúdo)

Facilitadores: Juliana Dias e Marcos Lessa, da Bereia

12 de agosto

Tema: Propostas para combate à desinformação (Ecossistema da desinformação. Literacia – letramento digital e competência midiática crítica; Dinâmica das mídias sociais: lógica dos algoritmos, bolhas e engenharias digitais; Ferramentas de checagem. Contexto sociopolítico – complexidade da questão e impactos mundiais recentes; e Infodemia; Checklist de combate às notícias falsas).

Facilitador: Vinícius Borges, Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect)

Confira mais informações aqui. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...