O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, abriu na manhã de sexta-feira (9) o Congresso Latino-Americano e Caribenho “Teologia em chave sinodal para uma Igreja sinodal”.
Dom Jaime, que também é presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), destacou que a marca sinodal do encontro “aponta para a construção de um vínculo sempre mais estreito entre evangelho, fé e vida”.
Ele afirmou que constantemente se faz necessário aprender a escutar: “Escutar o Evangelho, escutar a tradição, escutar o cotidiano da vida dos nossos povos”.
“Fazemos votos de que esses dias de reflexão, estudo, oração e diálogo possam ser frutuosos a fim de colaborar naquilo que se faz necessário para que a Igreja cumpra a sua missão no tempo presente de ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa”, concluiu.
O Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam) está se realizando de 9 a 11 de agosto, o primeiro Congresso Latino-Americano e Caribenho de “Teologia em chave sinodal para uma Igreja sinodal”. O evento acontece na sede do Celam, em Bogotá (Colômbia), e pode ser acompanhada pelo Canal do YouTube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com o objetivo de promover maior comunhão no caminho da reflexão teológica católica latino-americana e caribenha ao serviço de uma Igreja sinodal e de uma forma criativa e sinodal de fazer teologia.
O Celam convidou grandes especialistas na área da teologia, para contribuir com seu conhecimento e abordar temas de sua especialidade. Entre eles estão: o italiano Dario Vitali, que reflete “A teologia da sinodalidade do Povo de Deus no atual processo sinodal”. Também venezuelano Pedro Trigo, a brasileira Maria Clara Bingemer e o mexicano Ernesto Palafox, que falarão sobre o Panorama da atual teologia latino-americana.
O Congresso é voltado para representantes de Universidades e Institutos de Teologia, teólogos e teólogas de organismos eclesiais e sociedades teológicas da América Latina e Caribe. Também é destinado aos padres e mães sinodais da Igreja na região, além de pessoas interessadas em se atualizar na reflexão teológica latino-americana e caribenha em chave sinodal.
Fonte: CNBB
Por que católico não faz devocional?
O cristão católico pode fazer Devocional desde que seja seguindo a Lectio Divina, um modelo de estudo que a Igreja indica para o estudo e a reflexão.
Conheça o Santuário espanhol de Covadonga
História do templo se confunde com a origem de Portugal
Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América
O Encontro Continental Salesiano em Aparecida celebra 25 anos da RASS, discutindo projetos sociais para jovens vulneráveis. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.