A Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores anunciou o lançamento de uma consulta pública a nível global sobre uma proposta de atualização do Quadro de Diretrizes Universais para fortalecer, engajar e incentivar os esforços de criação de um ambiente seguro para crianças e pessoas vulneráveis em toda a Igreja.
O Quadro de Diretrizes Universais (QDU), foi aprovado para distribuição pela Comissão durante assembleia plenária e serve como modelo para definir os padrões de proteção a serem implementados em igrejas de todo o mundo.Leia MaisPapa sobre vítimas de abusos: “Igreja deve oferecer espaços seguros”
A intenção é promover a proteção contra o abuso na Igreja, com foco na assistência às pessoas afetadas pelo abuso e também visando a importância de lidar adequadamente com esses casos.
O Quadro de Diretrizes Universais teve origem em uma Carta Circular de 2011 emitida pela então Congregação para a Doutrina da Fé. Esta carta era intitulada de “To Assist Episcopal Conferences in Developing Guidelines For Dealing With Cases Of Sexual Abuses Of Minors Perpetrated By Clerics”, (Para Auxiliar as Conferências Episcopais a Desenvolver Diretrizes para Lidar com Casos de Abusos Sexuais de Menores Perpetrados por Clérigos).
O documento foi criado com base em um estudo que durou 10 anos, onde foi analisado o trabalho realizado em toda a igreja e na sociedade civil identificando uma série de princípios fundamentais para sustentar as diretrizes e políticas de proteção em cada igreja local.
Além de distribuir o Quadro de Diretrizes Universais para as conferências episcopais do mundo e para os líderes de congregações religiosas e sociedades de vida apostólica, a Comissão também lançou um período de comentários públicos convidando a sociedade civil a participar de uma pesquisa on-line que estará disponível no site da Comissão.
Participe clicando neste aqui!
Fonte: Vatican News
Interior da Bahia terá sua primeira basílica elevada em janeiro
Confira detalhes da elevação da paróquia a Basílica Menor
Fragilidade: o caminho para o crescimento pessoal
"Pequeno tratado sobre a fragilidade" é um convite à reflexão de nossas vidas e a prática da empatia.
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.