A data de hoje, 5 de maio de 2023, é mais uma data que entra para a história da Ciência em todo o mundo.
Isso porque, depois de mais de três anos vivenciando uma pandemia sem precedentes, a Organização Mundial de Saúde decretou o fim do estado de emergência internacional causado pela Covid-19.
É importante ressaltar que a declaração não sinaliza o fim da pandemia, mas sim o fim do estado de alerta. Isso porque a OMS entende que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária global.
Foram dias intensos desde o primeiro alerta de pandemia, em dezembro de 2019, na China, o primeiro caso confirmado no Brasil, em fevereiro de 2020, até hoje, quando o status de emergência internacional passa a não ser mais utilizado quando falamos sobre o Coronavírus.
Mesmo diante dos momentos difíceis, do isolamento social, das inúmeras perdas de familiares e amigos, foi possível encontrar um pouco de esperança e conforto em manifestações de fé, carinho e cuidado.
Uma atitude que marcou não só o coração dos cristãos católicos, mas de milhares de pessoas de todo o mundo, foi o dia em que o Papa Francisco fez um momento de oração e realizou a Bênção Urbi et Orbi, na Praça de São Pedro completamente vazia.
O Santuário Nacional de Aparecida também precisou “fechar as portas” para os visitantes. A Semana Santa de 2020 foi marcada com imagens inéditas do maior Santuário Mariano do Mundo, completamente vazio.
No dia 12 de abril de 2020, o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, rezou diante de do Memorial dos Construtores vazio. O arcebispo fez a oração pela proteção do Povo Brasileiro diante da situação crítica da pandemia.
O Dia das Mães daquele ano também foi marcado pela ausência de famílias nos bancos da Casa da Mãe Aparecida.
Na celebração de Corpus Christi, o Santuário contava só com a presença dos celebrantes e concelebrantes da Santa Missa.
Diversos Dias Oracionais Marianos, em que a celebração geralmente conta com a presença de Representantes da Família dos Devotos, também ficaram vazios.
E assim, se passaram datas comemorativas e inúmeras celebrações e orações com pedidos pelo fim da pandemia e pela saúde das famílias, em que o Santuário Nacional e diversas outras Igrejas e Santuários pelo mundo se encontraram imersos no silêncio e na ausência de público, mas nunca sem a chama da fé em Deus, que era e continua sendo o combustível para passarmos pelos momentos difíceis.
Depois de meses de um imenso vazio, foram liberadas a participação do público nas Igrejas, mas com restrições de ocupação e o uso obrigatório de máscaras, e foi dessa forma que os devotos participaram das celebrações da Novena de Nossa Senhora Aparecida, que também foi marcada por um número baixo de fiéis presentes dentro do Santuário, por conta da restrição.
Gradativamente, tudo parece estar voltando ao seu lugar, com os filhos e filhas de Nossa Mãe Aparecida ao seu redor. Com a notícia do fim da emergência internacional de Covid-19, não deixemos de pedir saúde e proteção para aqueles que ainda sofrem a doença.
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Conheça o testemunho de fé e coragem de São Sebastião
Celebrado no dia 20 de janeiro, o santo é o guerreiro e protetor contra as forças do mal. Saiba mais!
Catequista: saiba os documentos indispensáveis para sua missão
Listamos os principais documentos essenciais para catequistas e onde acessá-los. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.