Por Redação A12 Em Notícias Atualizada em 25 ABR 2018 - 10H09

Dom Airton assume Mariana com renúncia de Dom Geraldo Lyrio Rocha

Na manhã desta quarta-feira (25), o Papa Francisco nomeou dom Airton José dos Santos para a Arquidiocese de Mariana (MG) e padre Mário Spaki para assumir a Diocese de Paranavaí, no Paraná. 

Dom Airton assume a diocese mineira depois de 11 anos de episcopado de Dom Geraldo Lyrio Rocha, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Santo Padre. Dom Airton exercia seu ministério como arcebispo da Arquidiocese de Campinas (SP). 

Padre Mário Spaki é o atual secretário-executivo do regional sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Diocese de Paranavaí estava vacante desde a saída de dom Geremias Steinmetz, que assumiu a arquidiocese de Londrina, no Paraná (PR), em agosto do ano passado.

Leia MaisPapa Francisco rezará o Santo Rosário na abertura do mês mariano17º Encontro Nacional de Presbíteros acontece em Aparecida (SP)O suicídio: superando os mitos, atenção aos sinais de alerta e ação preventivaEm nome da CNBB, dom Leonardo Steiner, secretário-geral do organismo enviou saudação em nome da entidade ao novo arcebispo de Mariana (SP). "A missão que o senhor já cumpriu como bispo auxiliar em Santo André (SP), como bispo de Mogi das Cruzes (SP) e como arcebispo metropolitano de Campinas (SP) o conduz a um sereno abraço ao pastoreio da arquidiocese de Mariana (SP)".

Ao padre Mário Spaki, dom Leonardo recordou seu fecundo ministério. "Observando seu itinerário de formação e de serviços prestados à Igreja no campo da pastoral, da formação do clero, da promoção da missionariedade na Igreja, do aconselhamento e da comunicação social encontramos um perfil de um bispo que muito vai poder oferecer na missão que lhe foi confiada", assinalou. 

A CNBB também agradeceu a dedicação de Dom Geraldo Lyrio ao longo de seu ministério. "Nós, os bispos que atuamos no Brasil, devemos muito ao seu zelo episcopal. Além do período no qual o senhor serviu à Igreja presidindo nossa Conferência, há tantos outros momentos da nossa história que a disponibilidade e a dedicação do senhor nos fizeram e nos fazem tanto bem. A sua presença sempre com uma palavra profunda e de grande força de conhecimento aliado a uma transparente serenidade é motivo de grande alegria e conforto para nós", escreve dom Leonardo. 

"Agradecemos por tudo o que o senhor nos tem oferecido e permanecemos necessitados da sua colaboração em vários campos de atuação da Conferência. Pedimos que esse novo período da sua vida seja cumulado de saúde, bênçãos e luz", acrescentou. 

Dom Airton José dos Santos

Nascido na cidade de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956, dom Airton foi ordenado sacerdote em dezembro de 1985, por dom Cláudio Hummes, então Bispo da diocese de Santo André.

Em sua trajetória atuou como diretor e formador na Casa de Formação dos Seminaristas da Filosofia do Seminário Diocesano de Santo André; coordenador diocesano da Pastoral Vocacional; coordenador diocesano da Pastoral Familiar; membro do Conselho de Presbíteros; e membro do Colégio de Consultores. Depois de 2 anos em Roma, onde obteve o Título de Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi nomeado chanceler do bispado e ecônomo da diocese. Dom Airton também foi secretário do conselho episcopal do Regional Sul 1 da CNBB.

Ivan Simas/A12.
Ivan Simas/A12.
Dom Airton vai pra Arquidiocese de Mariana (MG).

Padre Mário Spaki

Natural de Irati (PR), padre Mário Spaki cursou Teologia pela Faculdade Gregoriana de Roma e Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITIME), da diocese de Ponta Grossa. Foi ordenado presbítero em 2003, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati (PR), por dom João Braz de Aviz. Entre suas atividades pastorais destacam-se a função de presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná; secretário da Comissão Nacional dos Presbíteros do Brasil; reitor do Seminário São José e secretário-executivo do regional Sul 2 da CNBB.

Regional Sul 2.
Regional Sul 2.
Padre Mário Spaki assume Diocese de Paranavaí (PR).

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.