Leia MaisDom Orlando anuncia que continuará como Arcebispo de AparecidaA Arquidiocese de Aparecida (SP) e o Santuário Nacional celebram nesta quinta-feira (06), os 49 anos de ordenação sacerdotal de Dom Orlando Brandes.
Nascido em Urubici, Santa Catarina, após o curso primário ingressou no Seminário João Vianney, de Lages. Em 1968 concluiu Filosofia na UCP em Curitiba.
Dom Orlando fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Alfonsiana (Roma) especializando-se em Teologia Moral em 1973. Recebeu a ordenação sacerdotal em Francisco Beltrão (PR) em 6 de julho de 1974.
Vinte anos depois dessa data, o Papa João Paulo II nomeou Brandes como bispo de Joinville (SC), onde permaneceu até 2006, quando o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Londrina.
Em 2007, foi eleito como presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB e, ainda no mesmo ano, foi membro delegado pela CNBB da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.
Em novembro de 2016, Dom Orlando foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo de Aparecida, onde tomou posse em 21 de janeiro de 2017 no Santuário Nacional.
Ao completar 75 anos, em 2021, Dom Orlando apresentou seu pedido de renúncia à Santa Sé. No entanto, o Santo Padre, Papa Francisco, fez um pedido para que o Arcebispo continuasse à frente da Arquidiocese até os 80 anos de idade.
A decisão do Pontífice foi divulgada através de um comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil.
Na ocasião, em entrevista exclusiva ao A12, no Seminário Santo Afonso, falou sobre o sentimento de continuar à frente da Arquidiocese por mais três anos.
“Eu recebo mais essa missão que o Papa Francisco me confiou com gratidão e também com tremor e com muita esperança”, disse.
ondemand_video Na Basílica Histórica, às 18h, nesta quinta-feira (06), o Santuário Nacional celebra a Santa Missa em ação de graças pelo aniversário da ordenação de Dom Orlando Brandes. O Aparecida ao Vivo e a TV Aparecida transmitem a celebração.
.:: Conheça um pouco mais do pastoreio de Dom Orlando Brandes
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.