Notícias

Episcopado Latino-Americano inaugura nova sede na Colômbia

Presidentes e secretários das 22 conferências do continente estiveram no evento, além de representantes do Vaticano

Escrito por Redação A12

14 JUL 2022 - 15H47 (Atualizada em 15 JUL 2022 - 07H45)

CELAM

“Ao tempo em que os convida a dar graças a Deus pela feliz conclusão desta obra material, que pode ser de ajuda na realização de projetos de evangelização e de formação pastoral em apoio às Conferências Episcopais, é oportuno lembrar que 'se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores' (Sl 127,1)". 

Desta forma, o Papa Francisco escreveu na Carta que enviou ao presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, no Peru, por causa da inauguração da nova sede em Bogotá, capital colombiana.

Leia MaisDom Geraldo Lyrio relaciona Documento de Aparecida com o Pontificado de FranciscoEm assembleia, Bispos paulistas recordam 15 anos do Documento de AparecidaNo último dia 12, as novas instalações foram abençoadas com a presença das presidências e secretários das 22 conferências episcopais do continente, representantes de diversas organizações eclesiais e delegados da Santa Sé.

Além de Dom Miguel, participaram do ato: Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Presidente; Monsenhor Jorge Lozano, secretário geral; Cardeal Leopoldo Brenes, Arcebispo de Manágua, na Nicarágua, e 2º Vice-Presidente; e Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey (México) e Presidente do Conselho para Assuntos Econômicos.

“Esta nova sede do Celam será destinada ao trabalho e serviço em favor da evangelização de todos os povos de nossa América Latina e Caribe e ao serviço do Povo santo de Deus, especialmente os mais pobres e vulneráveis de nossa amada América Latina”, explicou o presidente do organismo em entrevista coletiva.

Dom Cabrejos ainda salientou que é preciso ter uma escuta ativa de todo o povo de Deus. “Precisamos também de uma conversão à experiência sinodal, que exige a disponibilidade de todos para fortalecer a cultura do diálogo, da escuta mútua, do discernimento espiritual, do consenso e da comunhão para encontrar espaços e caminhos de decisão conjunta, como narram os Atos dos Apóstolos, concluiu.

Presidente da CNBB fala da missão do Celam pela dignidade humana

Em celebração aos 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada no Santuário Nacional, em maio de 2007, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou um trecho do Documento de Aparecida, traduzindo uma prece do episcopado latino-americano e caribenho:

“Louvamos a Deus pelos homens e mulheres da América Latina e Caribe que, movidos por sua fé, têm trabalhado incansavelmente na defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente dos pobres e marginalizados. Em seu testemunho, levado até a entrega total, resplandece a dignidade do ser humano”, disse o Bispo.

De acordo com dom Walmor, o documento ensina que a Igreja é morada de povos e irmãos e casa dos pobres. Isto, reforça o arcebispo de Belo Horizonte, coloca para os cristãos o desafio de enxergar cada pessoa como irmão e irmã. “Não se pode viver tranquilamente quando os irmãos sofrem com a fome, com a miséria, a violência e tantos outros males”, disse.

:: Assista ao vídeo de Dom Walmor, enfatizando a respeito da ação missionária que cada um de nós pode fazer à luz do Documento de Aparecida.


Fonte: CELAM/CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...