Após a publicação do documento que servirá como base para o Sínodo sobre Sinodalidade, chamado Instrumentum Laboris, a equipe de Animação do Sínodo no Brasil se reuniu no início desta semana para analisar o texto. Leia MaisA sinodalidade no dia a diaA importância da Sinodalidade para a Igreja e seus fiéis
A partir da leitura do documento, será organizada uma live para orientar as Dioceses brasileiras acerca do Sínodo, que ocorrerá em dois períodos: de 9 a 24 de outubro de 2023, e em outubro de 2024, no Vaticano.
Live de orientação sobre o Sínodo
De acordo com a assessora da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e integrante da Equipe de Animação do Sínodo, Mariana Venâncio, a live será realizada no próximo dia 03 de agosto, às 20h, por meio do YouTube da CNBB.
A live será propriamente para as equipes diocesanas, responsáveis por dar continuidade no processo sinodal no território de cada diocese.
Instrumentum Laboris
O Instrumentum Laboris reúne os passos dados pelas Dioceses espalhadas no mundo a partir do momento em que o Papa Francisco, em 10 de outubro de 2021, indicou o caminho a percorrer “para crescer como uma Igreja sinodal”.
O documento é composto por um texto e 15 fichas de trabalho com uma visão dinâmica do significado da sinodalidade. Ele é dividido em duas partes:
Seção A – onde é destacada a experiência dos dois anos de caminho sinodal.
Seção B – possui o título Comunhão, Missão e Participação, onde são destacas as “três questões prioritárias.
Escutar com o coração: o legado do Papa Francisco na Comunicação
Ao longo da história, os papas sempre desempenharam papel relevante na comunicação, seja através de encíclicas, homilias ou gestos simbólicos. No entanto, foi com o Papa Francisco que a Igreja Católica presenciou, de maneira inédita, um pontífice que se colocou de forma tão firme diante dos desafios impostos pela era digital.
Quem fica responsável pela Igreja na ausência do Papa?
Nesse período, é o Camerlengo da Igreja Romana quem assume um papel fundamental para garantir que tudo na Igreja continue operando da melhor forma possível até a eleição de um novo Papa. Mas afinal, quem é o camerlengo e o que ele faz?
Entenda porque os papas mudam de nome
Essas cenas impressionantes são acompanhadas de perguntas que muitos se fazem: Porque os papas trocam de nome, deixando o seu nome de batismo? Essa mudança de nome é obrigatória?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.