Notícias

Faculdade Dehoniana oferece curso sobre Nulidade Matrimonial

Escrito por Redação A12

01 NOV 2023 - 09H09 (Atualizada em 07 DEZ 2023 - 09H49)

Shutterstock

Você pode conferir aqui no A12 que a Igreja Católica valida o matrimônio se noivo e noiva apresentaram a intenção e a capacidade de entrar em uma união em livre vontade, fiel, frutífera e vitalícia.

Leia MaisSomos casados apenas no civil e queremos o Matrimônio! O que fazer?Conheça verdadeiramente o outro antes do matrimônioSe um dos cônjuges violar um ou mais desses princípios, após uma criteriosa investigação do Tribunal Eclesiástico, a Igreja considera que o casamento nunca existiu, processo chamado de Nulidade Matrimonial.

O Papa Francisco, em 2015, assinou uma histórica reforma para simplificar e acelerar o processo de nulidade do matrimônio. De agora em diante, ele não deve durar mais que um ano, no máximo. Outro aspecto importante é que esta reforma está centrada em dois aspectos: os pobres e a proximidade da Igreja dos que sofrem, tudo em sintonia com o Concílio Vaticano II.

Para nos aprofundarmos mais nesse assunto, a Faculdade Dehoniana está com inscrições abertas para o curso online “Processo de Nulidade do Matrimônio Canônico”.




Quem ministra o conteúdo é o Padre Carlos Antônio da Silva, graduado em Teologia pela Faculdade Dehoniana (SP) e possui mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Atualmente, é professor dos cursos de graduação em Teologia e Filosofia da Faculdade Dehoniana e juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida, que falou ao A12 da importância das aulas para o povo de Deus. 

"É uma realidade bastante presente na nossa sociedade. O fato de pessoas que celebraram o casamento na Igreja, e muitas vezes essa união não deu certo, a pessoa se separou. E quando essa pessoa vai examinar o casamento, percebeu que não foi válido conforme a compreensão católica por uma série de possibilidades de defeitos que o matrimônio pode ter tido. Infelizmente, a sociedade não está preparada, as pessoas não estão preparadas para o matrimônio da igreja que mantém em obediência a revelação de Jesus, uma compreensão bastante elevada do matrimônio como um sacramento.

O curso fornece uma visão geral, com relativa profundidade acerca do tema, permitindo que a pessoa compreenda isso que é algo bastante específico da compreensão católica e ajuda a compreender também o valor, a beleza do matrimônio e preparar-se para ele, e ajudar as pessoas a se prepararem para o matrimônio do jeito pensado por Jesus". 

As aulas podem ser acessadas a qualquer momento e possuem 25 horas de carga horária com seis módulos onde os alunos aprenderam sobre o matrimônio canônico, impedimentos, incapacidade para prestar consentimento, vícios do consentimento matrimonial, convalidação do matrimônio e do processo de declaração de nulidade.

“O curso de Processo de Nulidade do Matrimônio Canônico tem como objetivo apresentar noções básicas e elementares acerca do processo de nulidade do matrimônio canônico abordando o significado do matrimônio, os problemas e defeitos que podem tornar nulo o matrimônio e o próprio processo de declaração de nulidade matrimonial realizado pelos Tribunais Eclesiásticos, diz o plano de ensino.

Para mais informações e inscrições, acesse a página oficial da Faculdade Dehoniana. 


Arquivo A abordou o Sacramento do Matrimônio


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...