Nesta terça-feira (24), o Papa Francisco divulgou sua mensagem para o 57° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontece no dia 21 de maio, com o tema "Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor".
Leia Mais“São Francisco de Sales, grande guia das almas”, diz o Papa São Francisco de Sales: Missão comunicadoraLogo no início do texto, o Santo Padre enfatiza que além de ir, ver e escutar, verbos refletidos nos anos anteriores, desta vez é necessário também exercitar o amor e a coragem ao comunicar.
"É o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora. Não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incômoda, mas de fazê-lo sem amor, sem coração. Só ouvindo e falando com o coração puro é que podemos ver para além das aparências, superando o rumor confuso que, mesmo no campo da informação, não nos ajuda a fazer o discernimento na complexidade do mundo em que vivemos”.
Comunicar com os braços abertos
Em outro trecho da mensagem, Francisco nos incentiva que ao falar, possamos utilizar a gentileza como a cura para a crueldade, que pode, infelizmente, envenenar os corações e intoxicar as relações, a partir de um diálogo com espírito crítico, com divergência de opiniões, mas sempre com respeito e carinho.
“Num período da história marcado por polarizações e oposições – de que, infelizmente, nem a comunidade eclesial está imune – o empenho em prol de uma comunicação de coração e braços abertos não diz respeito exclusivamente aos agentes da informação, mas é responsabilidade de cada um. Somos chamados a procurar a verdade e a dizê-la, fazendo-o com amor”.
O exemplo de São Francisco de Sales
Ao celebrar os 400 anos do seu sepultamento nesta terça-feira (24) e também a celebração litúrgica do padroeiro dos comunicadores, que foi relembrado pelo Santo Padre, a quem dedicou recentemente a Carta Apostólica Totum amoris est.
O Papa elogiou o grande ministério do santo Bispo de Genebra durante o século XVII, quando exerceu com mansidão e humanidade o diálogo com todos, principalmente com os opositores de seus ideais cristãos e obedientes a Igreja, que fizeram dele uma extraordinária testemunha do amor misericordioso de Deus.
“Através dos seus escritos e do próprio testemunho de vida, que ‘somos aquilo que comunicamos’: uma lição contracorrente hoje, num tempo em que, como experimentamos particularmente nas redes sociais, a comunicação é muitas vezes instrumentalizada para que o mundo nos veja, não por aquilo que somos, mas como desejaríamos ser", disse o Papa.
Propagar sempre a paz
Ao fim da mensagem, o Santo Padre insiste em nos orientar que na conversão do coração é que se decide o destino da paz, pois é do coração que brotam as palavras certas para dissipar as sombras de um mundo fechado e dividido e assim, construir uma civilização melhor do que aquela que recebemos.
“Hoje é tão necessário falar com o coração para promover uma cultura de paz, onde há guerra; para abrir sendas que permitam o diálogo e a reconciliação, onde campeiam o ódio e a inimizade. No dramático contexto de conflito global que estamos a viver, urge assegurar uma comunicação não hostil. É necessário vencer o hábito de denegrir rapidamente o adversário, aplicando-lhe atributos humilhantes, em vez de se enfrentarem num diálogo aberto e respeitoso”, concluiu o pontífice.
.:: Francisco fala sobre a importância das mídias digitais para promoção da paz
Fonte: Vatican News
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.