Leia MaisCNBB envia nota de solidariedade ao bispo preso na Nicarágua
O governo da Nicarágua declarou, na última quarta-feira (23), que a ordem religiosa dos jesuítas é ilegal e ordenou o confisco de todas as suas propriedades.
A medida foi tomada uma semana depois que o governo do presidente Daniel Ortega confiscou a Universidade da América Central, administrada pela ordem religiosa dos jesuítas, argumentando que o local era um “centro de terrorismo”.
De acordo com a ordem de confisco publicada pelo governo da Nicarágua, a ordem dos jesuítas não havia cumprido com a declaração de impostos. Essa foi a última atitude do governo, de uma série de ações cada vez mais autoritárias contra a Igreja Católica no país.
Em um comunicado, a Província Centro-Americana da Companhia de Jesus fala de agressão injustificada e contínua, em um contexto de total indefensabilidade e terror da população nicaraguense.
O comunicado afirma ainda que foi cancelado o status legal da Associação da Companhia de Jesus na Nicarágua e estabeleceu que a Procuradoria Geral da República transfira ao Estado os bens e imóveis da mesma.
Lê-se ainda que a decisão foi tomada sem qualquer registro dos procedimentos administrativos estabelecidos por lei.
O confisco foi realizado sem dar aos jesuítas uma oportunidade de legítima defesa e sem uma instância judicial imparcial para julgar e interromper esses abusos de autoridade totalmente injustificados e arbitrários.
Antes da publicação do Acordo Ministerial N.105-2023, o governo já havia retirado um dos bens da Associação Companhia de Jesus da Nicarágua: a residência onde alguns de seus membros moravam em Manágua. Nessa ocasião, além da ocupação da propriedade, os habitantes foram despejados sem lhes dar tempo razoável para recolher e retirar seus pertences pessoais.
A Província Centro-Americana da Companhia de Jesus condena essa nova agressão contra os jesuítas da Nicarágua e considera que ela faz parte de um contexto nacional de repressão sistemática qualificada como "crimes contra a humanidade" pelo grupo de especialistas em direitos humanos sobre a Nicarágua, formado pelas Nações Unidas.
A Província ainda pede que “cesse a repressão e que o governo aceite a busca de uma solução racional na qual prevaleçam a verdade, a justiça, o diálogo, o respeito aos direitos humanos e o Estado de Direito”.
.:: Irmãs missionárias brasileiras são expulsas da Nicarágua
Fonte: Vatican News
Conheça 6 curiosidades sobre a vida de São Nicolau
Conheça 6 curiosidades sobre São Nicolau, o santo que inspirou o Papai Noel, e saiba mais sobre sua história de caridade e amor ao próximo.
A simplicidade e o carisma na missão de Dom Jaime Spengler
Dom Jaime, em entrevista exclusiva do A12, fala dos novos desafios e a alegria de ser cardeal.
Papa pede às famílias de Roma que acolham jovens no Jubileu
Carta do Papa às paróquias romanas será lido nas paróquias no próximo domingo (15), na missa do terceiro domingo do Advento
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.