Por Eduardo Gois Em Notícias Atualizada em 24 ABR 2020 - 16H44

Live tira dúvidas dos seguidores do A12

Shutterstock
Shutterstock


Nestes tempos de pandemia, as lives no
Instagram do A12 têm sido um local de refúgio e entretenimento para os seguidores e o público que acompanha o Portal.

Recentemente, o sacerdote da Diocese de Lorena (SP), Padre Pedro Cunha, foi o convidado e respondeu a perguntas de leitores e seguidores das redes sociais .

Dúvidas religiosas e sobre o que as igrejas têm feito para enfrentar estes novos tempos foram as perguntas mais frequentes. Veja um resumo das respostas ou acesse o vídeo na íntegra!

"Me sinto em pecado por não estar recebendo a Eucaristia"

A12
A12

Respondendo à leitora Regina Helena, Padre Pedro diz que é comum sentir saudade da Eucaristia, mas também relembrou o fato de milhões de irmãos e irmãs no mundo inteiro, que também sentem o mesmo, por estarem em segunda união.

“Eles comungam espiritualmente, então é uma oportunidade de se sentir no lugar do outro, inclusive fora desses tempos de pandemia”.

"Como será a vida após a morte para aqueles que ficarão diante de Deus e daqueles que não terão essa oportunidade?"

Padre Pedro respondeu a Silvana Moreira, de Machado (MG), ser algo que ninguém sabe, porque ninguém foi e voltou para dizer como é.

“Devemos viver pela fé, porque é a fé que nos mantém nesta vida e nos manterá na outra vida. A vida eterna não é separada da vida que vivemos aqui. Ela é em continuidade. Se você tem a sua vida em ordem, provavelmente você também dará continuidade depois. Fora disso, o que sabemos é muito pouco e nem devemos nos preocupar. Permaneça nos braços de Deus, porque depois continuará”.

Como a Igreja sobreviverá sem o Dízimo?

O Padre afirma que a maior queda não será no dízimo, mas sim na coleta, pois as missas não estão sendo realizadas com público. Ele reafirma que a saída é sobreviver com as reservas financeiras, porém, incentiva que, agora, mais do que nunca é hora dos fiéis ajudarem ainda mais. 

Quem puder e quem participa de campanhas, como a Família Campanha dos Devotos, por exemplo, por favor, deve continuar, pois as despesas não cessam. E quem participar de sua paróquia, peça o número da conta bancária ao seu padre e colabore”.

"A Igreja Católica não faz nada, só reza" (leitor anônimo)

O Padre devolve a pergunta e questiona se o leitor teria noção de quantas casas de longa permanência são sustentadas pela Igreja e do trabalho das inúmeras pastorais sociais.

Nós rezamos e rezamos muito, porque sem a oração não nos sustentamos, e isso não é nenhuma ofensa para nós!

Padre Pedro também citou os milhares de padres que se reinventam neste momento de pandemia, utilizando os meios tecnológicos para chegar as pessoas.

“Diversas vezes, a Igreja assume o papel dos governos. A Igreja não cuida dos pobres de agora, mas desde de sempre. Olhe as grandes obras de misericórdia que existem! Olhe as ações do Santo Padre e cardeais, que tiraram dinheiro do próprio bolso para ajudar”.

As Aldeias de Vida, fundadas pelo Padre Pedro Cunha, inclusive criaram um fundo de solidariedade para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, que sofrem por conta desta pandemia.

Pastorais Sociais: Como podem continuar, com todos em casa?

O Padre explica que "Pastoral Social não se faz só na rua. Ela se faz, em primeiro lugar, dentro de nós, é comprometimento pessoal".

"Toda pastoral social, em primeiro lugar, tem por missão a oração pelos seus destinatários. Pastorais sociais ligadas à saúde, por exemplo, têm muitas pessoas na linha de frente de combate ao coronavírus, igual aos médicos. Tem vários católicos que estão em movimento e não estão em casa; estão arriscando a vida pelo próximo. A pastoral não deixou e deixará de fazer o seu papel”.

Assista!

Veja também:

.:: Três dicas de lives para o seu fim de semana

.:: Lives são ótima opção para quem está de home office ou em isolamento social

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...