Em março a 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) será encerrada com o Mutirão Nacional, a atividade será realizada em Brasília (DF), entre os dias 20 e 22 de março. O Mutirão Nacional - “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, foi mobilizada pela Comissão para a Ação Socio Transformadora (Cepast), realizada pelas Pastorais Sociais e Organismos da CNBB, em parceria com Movimentos Populares.
O encontro conta com a participação dos bispos Cepast da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representante do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), de Igrejas irmãs e representantes indicados a partir dos Mutirões realizados em todo o território nacional.
Para encerrar o ciclo da 6ª SSB, o Mutirão visa a construção do projeto popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”. No decorrer desta 6ª edição da SSB, o tema de debate foi “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho” e fortalecidos pelos eixos: democracia, soberania e economia. Leia Mais58ª AG CNBB: coletiva traz análise da conjuntura social e detalha 6ª Semana Social Brasileira s
Alessandra Miranda, secretaria-executiva da 6ª SSB, explica que a realização do Mutirão Nacional vai possibilitar o resgate da memória, além das contribuições regionais a partir dos elementos do Brasil que foram debatidos, estudados e refletidos à luz do tema e dos eixos.
“Com esse conjunto de propostas construídas em Mutirões será concretizado o Projeto Popular Nacional O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos. A construção do Projeto será um compromisso comum entre a Igreja no Brasil e os Movimentos Populares”.
A secretária, também, lembra que no decorrer do Mutirão Nacional “a vivência da mística e espiritualidade, que fortalecem as lutas e experiências das comunidades, serão perpassadas pelas experiências metodológicas do encontro”.
As Semanas Sociais Brasileiras são uma iniciativa da CNBB, animadas pela Cepast, realizadas pelas pastorais sociais e movimentos populares, visando fortalecer as ações conjuntas e as próprias organizações envolvidas, a partir de pautas comuns e realização de incidência na Igreja e na sociedade com processos socio transformadores.
Dia 20 de março – O Bem Viver dos Povos
– Acolhida e celebração eucarística
– Mesa de abertura e saudação de autoridades eclesiais, poder público e sociedade civil
– Memória da 6ªSSB
– Análise de Conjuntura – leitura da realidade: acontecimento (fatos), cenários (local, nacional e mundial), relações das forças políticas, articulação ou relações entre estrutura e relatos da conjuntura
– Intercambio: O Bem Viver dos povos, serão trazidas experiências de mobilização e resistência popular referente à terra, teto, trabalho, soberania, democracia e economia, das Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
21 de março – O Brasil que temos
– Apresentação e análise da assessoria sobre síntese nacional “O Brasil que temos”
– Conjuntos dos Planos de Incidência Política Local
– Trabalho por grupos, organizados por eixos – Terra, Teto, Trabalho, Democracia, Soberania e Economia - Elaborar ações para O Brasil que queremos
– Plenária para apresentação das propostas O Brasil que queremos para complementações e aprovação
22 de março – Projeto popular O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos
– Mesa: "Projeto Popular O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos"
– Memória das apresentações das sínteses dos grupos
– Trabalhos por grupos
– Plenária para aprovação dos trabalhos
– Encaminhamentos, agradecimentos e despedidas
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Papa pede que EUA sejam terra de acolhimento e justiça
Papa pede, em mensagem, que nesse novo mandato de Trump não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão
Oração à Santa Inês: modelo de pureza
A oração a Santa Inês invoca sua intercessão para proteger a juventude das tentações e promover a pureza, a fé e a esperança em Cristo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.