Notícias

Povos dos nove países da Pan-Amazônia participam de Fórum Social

Comissão para a Ecologia Integral e Mineração participa do XI Fórum Social Pan-Amazônico

Escrito por Redação A12

17 JUN 2024 - 16H07 (Atualizada em 18 JUN 2024 - 10H48)

Repam / Reprodução

Na última semana, foi realizado na Bolívia o XI Fórum Social Pan-Amazônico.

O evento reuniu povos de nove países da Pan-Amazônia com o objetivo fortalecer as alianças entre agentes sociais, trocar experiências e construir estratégias de ação na defesa da vida das populações e do bioma.

O Fórum aconteceu nos municípios de Rurrenabaque e San Buenaventura e contou com a participação da Comissão Episcopal para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representada pelo assessor, padre Dário Bossi.

Foram discutidas questões ligadas aos quatro eixos temáticos que direcionam o desenvolvimento dos projetos: povos indígenas e população amazônicas, Mãe Terra, extrativismo e alternativas e às resistências das mulheres. Grupos de trabalho de cada um desses eixos trabalham em busca de apontar propostas de ações coletivas frente aos desafios enfrentados na região.

A programação contou com debates, reflexões, mesas de trabalho, construção de documentos com propostas de ação, visitas às comunidades indígenas da região, atrações culturais. Além da participação de comunidades camponesas, organizações comunitárias, movimentos populares, grande representação dos povos indígenas e representantes da Igreja, como bispos bolivianos, religiosas e religiosos, pastorais sociais e ambientais.

A Comissão para a Ecologia Integral da CNBB contribui nos espaços de reflexão sobre a ecologia integral e na proposta de incidência em eventos internacionais sobre o meio ambiente, como a Conferência do Clima de 2025, a COP30.

Padre Dário afirmou que a atuação da Comissão para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB no evento está conectada ao trabalho de uma Comissão que trabalha sobre esse tema no Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

É esperado um reforço da aliança entre Igreja e povos amazônicos, a consolidação da presença da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) no caminho dos povos da Amazônia e ainda a reafirmação do itinerário “Ruta Laudate Deum”, que conecta os principais eventos e define uma posição comum da Igreja nos eventos da COP16, do G20 e da COP30.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...