Notícias

Santuário recebe Encontro Pan-Americano de Frades Capuchinhos

Reunião entre Frades de diversas partes da América iniciou no dia 1º de maio. Celebração foi presidida por Dom Sean O’Malley, Arcebispo de Boston, nos Estados Unidos

Escrito por Alberto Andrade

05 MAI 2022 - 14H13 (Atualizada em 06 MAI 2022 - 07H58)

Alberto Andrade - A12

Nesta quinta-feira, 5 de maio, 90 integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos estiveram no Santuário Nacional, como parte do Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos, que seria realizado em outubro de 2020, mas por causa da pandemia do coronavírus, está sendo realizado desde o dia 1º de maio deste ano, no Seminário Santo Antônio, em São Pedro (SP), se encerrando no dia 8 de maio.

Leia MaisConheça mais sobre a Ordem dos Frades MenoresSaiba como é ser um frade Franciscano

Na pauta da grande reunião, estão sendo discutidos quatro eixos temáticos de reflexões e decisões: a formação dos frades, desde que chegam à Ordem até sua formação continuada, a missão dos Capuchinhos na América, viva em muitos lugares, mas ainda passível de expansão e melhorias, as relações de colaboração entre os frades e suas instituições, e um planejamento das estruturas de governo e animação, para dar maior visibilidade ao carisma e favorecer as iniciativas pastorais e missionárias.

A Santa Missa em Aparecida (SP), foi celebrada por Dom Sean O’Malley, Cardeal Arcebispo de Boston, nos Estados Unidos. Em sua homilia, enviou saudações do Papa Francisco para o povo brasileiro, e pregou que Jesus ressuscitado, aparecendo aos seus discípulos, não está mais presente em um lugar ou tempo específico, mas pelo mundo afora e por toda a história.

Em entrevista ao A12, Dom Sean nos disse a razão da viagem para o Santuário estar no roteiro do Encontro Pan-Americano:

"Para nós, estar na Casa de Maria é muito importante para os frades. Temos uma comunidade imensa de brasileiros em Boston, e temos sempre Celebração para Nossa Senhora em outubro, e nossos irmãos brasileiros chegam aqui sempre com muita emoção e alegria para poder levar as intenções dos nossos imigrantes aos pés da Virgem. E também pedir a bênção da Mãe sobre nossos frades nesse momento de renovação da Ordem", disse.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12


O Cardeal norte-americano também enfatizou a respeito do tema do Encontro, que é “reavivar nosso carisma nas Américas”.

"O fato de estarmos juntos, vindos de várias províncias, falando várias línguas, é uma forma de nos unir mais, como viver mais fielmente nossa vocação de Capuchinho, para poder evangelizar melhor. Tudo começa com nossa conversão pessoal e a conversão comunitária também. Infelizmente, a Ordem dos Capuchinhos era no passado uma associação de províncias, e agora, nesse mundo globalizado, é importante entender o sentido de sermos uma só família e estar unidos e colaborar em diferentes iniciativas. Nós, Capuchinhos das diversas províncias da América, estamos refletindo sobre o nosso futuro e como vamos viver a nossa vocação em ser irmãos universais", concluiu.

Dom Sean finalizou nos contando qual foi o maior aprendizado dos frades durante o período da pandemia:

"Tem sido muito difícil, mas estamos conseguindo aprender a nos comunicar pelas redes sociais para chegar ao nosso povo. Ainda bem que temos essas coisas novas que nos permitem estar presentes ao menos on-line. Ainda bem que agora podemos nos reunir novamente e estar fisicamente juntos, isso nos tem feito mais conscientes em nos unir como irmãos, estando mais próximos à comunidade".

:: Conheça a missão dos Franciscanos em divulgar a santidade de Frei Galvão

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...