Notícias

Você tem certeza que quer seguir fumando diante da Covid-19?

Dia Mundial sem Tabaco retoma importância de abandonar o tabagismo.

Escrito por Redação A12

31 MAI 2020 - 07H00 (Atualizada em 31 MAI 2021 - 15H13)

shutterstock

O Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), traz neste ano um debate sobre os riscos dos fumantes diante do contágio do novo coronavírus.

A psiquiatra, especialista em dependência química e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do álcool e outras Drogas (ABEAD), Alessandra Dieh, alerta que o vírus ataca o trato respiratório e parece ter uma taxa de mortalidade mais alta que a gripe sazonal.

As pessoas que fazem uso de cigarros eletrônicos e outras formas de vaping também estão sujeitas a um quadro mais grave da infecção pelo novo Coronavírus, na opinião de Alessandra Diehl.

Para ela é razoável, portanto, se preocupar que a função pulmonar comprometida ou a doença pulmonar relacionada à história do tabagismo que podem colocar as pessoas em risco de complicações graves do Covid-19.

Shutterstock
Shutterstock

O tabagismo é prejudicial para o sistema imunológico e sua capacidade de resposta a infecções, tornando os fumantes mais vulneráveis a doenças infecciosas. Os fumantes têm duas vezes mais chances de contrair influenza do que os não fumantes e apresentam sintomas mais graves, enquanto os fumantes também foram notificados por terem maior mortalidade no surto anterior de MERS-CoV”, relata Alessandra.

Ela destaca ainda outro aspecto importante a ser considerado nos tabagistas que diz respeito ao padrão comportamental do indivíduo de levar a mão à boca e ao rosto, o que aumenta a possibilidade de contaminação.

“Devido ao isolamento social, como medida preventiva ao Covid-19, é comum que os indivíduos se sintam mais ansiosos e/ou angustiados, o que aumenta a necessidade e urgência em fumar. Por conseguinte, não tabagistas que residem com tabagistas, durante o período de restrição ou isolamento social ficam mais expostos à fumaça do cigarro, o que, secundariamente, aumenta o risco à saúde desse familiar não fumante”, explica a psiquiatra.

A data - O Dia Mundial sem Tabaco, lembrado no dia 31 de maio, foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos gerados pelo fumo.

Nesse tempo de pandemia de coronavírus, a data pode ser mais um incentivo ao cuidado com a saúde e prevenção de doenças.

.:: Veja todas as notícias sobre a pandemia de coronavírus

Fonte: ABEAD

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...