Notícias

Arquidiocese de Maceió realiza tríduo em preparação ao XVIII Congresso Eucarístico

Além do tríduo, a arquidiocese irá promover uma Vigília Eucarística

Escrito por Lais Silva

16 MAR 2022 - 16H48 (Atualizada em 03 NOV 2022 - 10H11)

Freepik

Em preparação para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) a Arquidiocese de Maceió vai realizar entre os dias 03 e 05 deste mês de novembro um tríduo eucarístico e uma vigília em todas as paróquias, seminários e santuários da região. 

o CEN acontece de 11 a 15 deste mês de novembro, na Arquidiocese de Olinda e Recife. O evento trabalha o tema “Pão em todas as mesas”. A última edição aconteceu em 2016, na cidade de Belém, em Pará. Leia MaisSão Pedro Julião: Eucaristia como centro da vidaAstronauta revela ter recebido Eucaristia no espaço

Inicialmente o evento estava marcado para novembro de 2020, mas foi adiado para 2021, por conta pandemia. Diante das incertezas da pandemia, o evento foi adiado novamente, desta vez para 2022.

Este é um dos eventos mais importantes da Igreja Católica no Brasil, pois reúne milhares de pessoas entre religiosos e leigos, para professar e dar testemunho público da fé no mistério da Eucaristia.

Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição no site do Congresso Eucarístico Nacional. As inscrições estão disponíveis para Bispos, Padres, Diáconos, Público em geral, além de ter inscrição para voluntariado e coral. As inscrições são gratuitas para todas as modalidades.

Para o secretário-geral do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, Monsenhor Alberico Bezerra, a participação de todos é muito importante.

“Caros irmãos, tenham a certeza de que a presença de vocês muito nos alegrará. A participação de cada um é importante para assegurarmos a comunhão entre as nossas Igrejas particulares do Brasil, ao redor da Eucaristia”.

Esta é a segunda vez que a Arquidiocese de Olinda e Recife recebe o CEN. A primeira aconteceu em 1939. A realização do 18º CEN acontece de forma conjunta com as arquidioceses e dioceses que compõem os Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, todas pertencentes a CNBB Regional NE2.

Simpósio Teológico

Durante a programação do CEN também acontecerá o Simpósio Teológico, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O Simpósio conta com conferências e oficinas desenvolvidas a partir do Texto-base e é um convite para aprofundar a Teologia da Eucaristia.

Para participar do Simpósio Teológico, os interessados devem preencher o formulário eletrônico específico neste link. Para esta atividade, é cobrado taxa de R$ 108, e os inscritos terão direito a certificado.

“Pão em todas as mesas”

O tema do Congresso Nacional Eucarístico deste ano traz o tema “Pão em todas as mesas”, e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. E nos convida a reflexão de que todos devem ter o direito ao pão, além do pão espiritual.

Fonte: cen2020 e Arquidiocese de Maceió

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...