No dia 22 de fevereiro, a Igreja celebra a Cátedra de Pedro. A festa tem evidente relação com a Igreja de Roma, onde São Pedro concluiu sua vida, dando o testemunho final de sua fé em Cristo, e onde agora é Bispo o nosso Papa Francisco, como ele faz questão de ressaltar.
É a partir deste fato que podemos situar melhor o que significa, para nós, esta celebração. Percebemos que a liturgia faz questão de ressaltar, até em seus detalhes, a missão confiada à Igreja de Roma. Por isto, além da festa de São Pedro (29 de junho), em diversos momentos se lembram circunstâncias que ressaltam a missão peculiar que a diocese de Roma possui em relação com todas as outras dioceses do mundo.
É vital para a Igreja conservar a unidade e a fidelidade. A estas duas exigências responde a missão que a diocese de Roma possui, e que a Igreja faz questão de ressaltar. Ao mesmo tempo, é importante, para uma correta compreensão desta missão, perceber que a missão da Igreja de Roma não se volta para si mesma, mas se coloca a serviço de Cristo.
Foi quando Pedro confessou a verdadeira fé no Senhor que ele recebeu a missão de ser a “pedra” referencial da Igreja. O “Tu és Pedro” é consequência do “Tu és o Cristo”.
Foi porque Pedro confessou a verdadeira fé em Cristo, que ele foi constituído em mestre fé. A “cátedra de Pedro” continua apontando para Cristo. Confessar nossa fé em Cristo, em comunhão com toda a Igreja, é a maneira adequada de cumprir os ensinamentos da Cátedra de Pedro.

Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.