Por Prof. Me. Anderson Miguel Candido Moreno Em Opinião

A relevância de Aparecida para a sociedade civil, política e religiosa no Brasil

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a relevância da devoção popular a Nossa Senhora Aparecida, enquanto símbolo do catolicismo brasileiro. A cidade de Aparecida-SP, local onde se encontra o maior Santuário dedicado a uma representação mariana do mundo – que recebe mais de 11 milhões de visitantes ao ano – é o berço dessa devoção.

Santuário Nacional de Aparecida

Desde quando não existia a cidade de Aparecida, e a região fazia parte da então chamada “Vila de Guaratinguetá”, têm-se o início de uma crença na representação de uma divindade presente em uma imagem de Santa, que foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul. Tal imagem se tornou o símbolo de uma forte devoção popular, capaz de arrebanhar centenas – milhares – e milhões de peregrinos que chegam ao local onde ela se encontra para visitá-la, e realizar outras atividades que podem ser feitas na cidade que a abriga.

Estar atualmente no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida-SP, significa estar inserido em um imenso contexto histórico, repleto de um emaranhado de fatos, que ocasionaram aquilo que é, hoje, o maior símbolo da fé Católica brasileira. O romeiro que chega a Aparecida, por meio das suas romarias programadas, ou por veículo próprio, não imagina a quantidade de peregrinos que já estiveram por aquela localidade prestando o seu culto, nem muito menos, a relevância política que muitos creditaram – e outros tantos ainda creditam – a esta devoção que influencia grande quantidade de fieis espalhados pelo país.

A fé que boa parte do povo brasileiro possui no poder sobrenatural desta imagem transpassa quase três séculos, e a realidade social dos brasileiros, à época em que esta escultura foi achada, não se difere muito da lógica de desigualdades sociais em que significativa parcela da população brasileira está inserida.

As similitudes existentes no devocionismo popular católico brasileiro de outrora – época em que se deu o início da devoção à chamada Santa Aparecida – e da atualidade, nos faz refletir que o grande número de fiéis que participam, ou que propagam esta devoção à Nossa Senhora Aparecida, representam uma significativa parcela da sociedade brasileira. Isso demonstra que, tanto para o catolicismo nacional, quanto para a política brasileira, esta crença em Aparecida possui grande relevância.

:: Acesse aqui o artigo na íntegra ::

Prof. Me. Anderson Miguel Candido Moreno - Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara-SP. Professor de Sociologia na rede estadual de Ensino, na cidade de São João da Boa Vista-SP.

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Prof. Me. Anderson Miguel Candido Moreno, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.