Por Redação A12 Em Opinião

Semana cheia de lembranças e motivações

Olhando a sequência dos dias desta semana, nos damos conta que desta vez ela traz consigo uma carga muito grande de celebrações, de iniciativas e de memórias.

imaculada_siteA começar pelo dia 08 de dezembro, dia em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição de Maria. Este dia 08, sabemos bem, se reporta a outro dia 08, em setembro, quando recordamos a “natividade” de Maria, vale dizer, o nascimento de Maria, acontecido nove meses depois de sua concepção no seio de Ana, sua Mãe.

Mas este dia oito já protagonizou um acontecimento muito importante, há exatos 50 anos. Daquela vez, encerrava-se solenemente o Concílio Vaticano II, que tinha despertado tantas energias da Igreja, e que projetava tantas expectativas de renovação eclesial e de renovado compromisso missionário.

De maneira festiva, naquele oito de dezembro de 1965, foram entregues os 16 documentos conciliares a 16 representantes dos destinatários de cada um dos documentos. Entre os leigos, foi chamado, por exemplo, o pensador católico francês Jean Guitton. O gesto simbolizava a disposição da Igreja em aceitar os documentos e colocá-los em prática. Esta atitude foi expressa com muita perspicácia pelo Cardeal Suenens, da Bélgica, que sintetizou suas afirmações dizendo: “hoje o concílio terminou, hoje começou o concílio”!

concilio_vaticano_ii_reproducao

Neste dia 08 de dezembro deste ano, o Papa Francisco, concluindo as celebrações dos 50 anos do concílio, abre em Roma o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Suas motivações e conteúdos vão nos acompanhar ao longo de todo o próximo ano, até o dia 20 de novembro de 2016.

Mas a semana assinala outras celebrações. De maneira especial para a Diocese de Jales, o dia 12 de dezembro lembra o decreto de sua criação, acontecida em 1959, ano do anúncio do concílio.

Em todo o caso, estamos bem servidos de lembranças e de motivações. Uma semana densa, que faz pressentir um ano muito abençoado!

Dom Demétrio Valentini
Bispo emérito de Jales

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.