Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 17 AGO 2018 - 15H54

Qual a função do coroinha?

O trabalho do coroinha é parte da grande riqueza e beleza da liturgia da Igreja. A função recebeu diversas mudanças com o tempo, mas sua essência permanece. Qual a função do coroinha? Como a participação nesse ministério ajuda na caminhada de fé da criança? O que essa pastoral tem a ensinar ao(à) pequeno(a) e a toda comunidade / paróquia? Padre Camilo fala sobre o assunto em seis tópicos importantes.

Leia MaisComo preparar as crianças para a Primeira Comunhão?1. A liturgia da Igreja, em sua grande riqueza, tem várias funções e responsabilidades. Muitos são os cristãos, de todas as idades, que se colocam para ajudar a comunidade a bem celebrar a presença de Cristo. Entre estas funções temos o ministério dos coroinhas. Ministério é serviço. E é um verdadeiro serviço de fé que as crianças e adolescentes oferecem como coroinhas nas celebrações da Igreja, principalmente na liturgia da Missa.

2. Antes do Concílio Vaticano II, o coroinha tinha a função de ajudar a responder a missa, lembrando que todos os textos eram em latim. O coroinha ajudava o padre a preparar o altar para a celebração, organizando tudo que era necessário para o ato litúrgico, lembrando que antes do Vaticano II não tínhamos pastoral litúrgica e nem equipe de liturgia. O Coroinha batia o sino para avisar a comunidade que estava se aproximando o momento da consagração.

3. A presença dos coroinhas nas celebrações é extremamente importante, pois eles ajudam não apenas o sacerdote, mas toda a comunidade a entender o riqueza da liturgia. O trabalho do coroinha não está restrito às missas. Ele é importante em outras celebrações litúrgicas da Igreja: Batizados, Casamentos, e também em outros momentos oracionais: procissões, novenas.

4. Até 1994 o ministério de coroinhas era exclusivo de meninos. Em 1994 o Papa João Paulo II abriu a possibilidade de meninas também servirem ao altar como coroinhas.

5. A importância dos coroinhas na Igreja, além do serviço ao altar, está também na dimensão vocacional. Muitos meninos que serviram como coroinhas, se encantaram pelo serviço do altar e se tornaram padres. O ministério de coroinhas é um grande canteiro vocacional, seja para o ministério ordenado como para o engajamento em outras pastorais.

6. Outra grande importância dos coroinhas está em envolver as crianças nas coisas de Deus, despertando nelas carinho, cuidado e amor para com tudo aquilo que é sagrado. Como Jesus criança no templo em Jerusalém disse para o coração de Maria e José que ele devia estar nas coisas do Pai. Também os coroinhas se tornam para outras crianças um bonito testemunho de amar o que é de Deus e de ter alegria e estar na casa de Deus.


5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.