Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 11 JUN 2019 - 09H45

Redação A12 ao vivo recebe o Ir. Alan Zuccherato, do programa 'Com a Mãe Aparecida'

O diretor de programação da TV Aparecida falou sobre sua atuação, sobre o programa e as novidades do Canal de Nossa Senhora

O convidado do Redação ao Vivo desta semana contagia a todos com sua alegria e paixão pelo que faz. Irmão Alan Patrick Zuccherato tirou um tempinho em sua movimentada agenda para partilhar com o A12 a sua experiência de comunicador e religioso redentorista.

Eduardo Gois recebeu o Irmão nos estúdios do portal e contou detalhes da produção do programa 'Com a Mãe Aparecida", apresentado de segunda a sábado pelo missionário redentorista nas manhãs da TV Aparecida.

Renan Ventura
Renan Ventura


'Com a Mãe': Comunicação com convicção

O bate-papo começou falando sobre o programa apresentado pelo Irmão Alan e que estreou na última Quarta-feira de Cinzas, 06 de março de 2019.

O programa vem como uma herança do rádio, que sempre teve grande participação. "Ele entra especificamente dentro daquilo que o devoto-telespectador da TV Aparecida quer assistir, que é o programa religioso. É um programa que conta com dois elementos principais: a interatividade e a devoção". Pensando justamente neste interesse do público, foi pensada a alteração na grade da TV Aparecida, ocorrida em março.

Para Irmão Alan, apresentar um programa na TV é um aprendizado diário: 

"Pe. Vitor Coelho dizia 'o povo é bom!'. E, de fato, o desafio é levar uma comunicação alegre ao povo, que tem um carinho e uma participação muito grande. Então, a nossa proposta é levar uma comunicação e uma evangelização alegre, através de toda a Rede Aparecida de Comunicação. E nós estamos em uma sintonia de fé muito grande: Na Editora Santuário, dizemos 'A fé em palavras'. Aqui no A12, dizemos 'conectados pela fé'. Na TV e Rádio Aparecida, 'a fé está no ar'. Então, transmitir essa fé através de bons programas religiosos é nosso desafio e nosso papel, enquanto evangelizadores que somos", diz.

Ele diz que a responsabilidade é muito grande, "porque é preciso fazer uma comunicação com convicção naquilo que a gente acredita. Levar essa alegria da devoção, celebrada e vivenciada a cada dia na Casa da Mãe é um desses primeiros desafios. Depois, a gente vai aprendendo a falar menos, para atender à proposta da interatividade do programa", ri.

Para o redentorista, é importante destacar o suporte que toda a Congregação oferece ao projeto de comunicação evangelizadora em Aparecida, além de toda a equipe de colaboradores, "para levar a alegria da evangelização à casa do devoto", explica.

O religioso na comunicação: mediador da Graça


A respeito da identificação do público com a figura do religioso, seja um irmão ou um padre, Irmão Alan observa que "ajuda muito, porque as pessoas entendem que o padre ou religioso é um instrumento de Deus, um mediador destas graças. E estas pessoas também entendem que nós fizemos uma opção de vida marcada por uma entrega, por uma doação e uma consagração. E esta é a nossa profissão: religiosa", diz. 

Ele ainda explica que a tarefa principal dos redentoristas é ser transmissores da graça de Deus, continuar a missão de Jesus Cristo Redentor. E o que os identifica, depois do hábito preto, é justamente, esse compromisso com a comunicação e o cuidado com a Casa da Mãe Aparecida, tudo isso sendo um sinal de evangelização.

"Numa Igreja, povo de Deus, você que é leigo, deve se sentir também um evangelizador, pela vocação e compromisso do sacerdócio batismal do leigo. E aqui no Santuário Nacional nós temos os colaboradores leigos, que são parte integrante da nossa missão e que têm muito reconhecimento por parte do devoto, que percebe esse compromisso", conclui.

A devoção mariana na vida do missionário


O missionário também falou sobre o papel da devoção mariana na espiritualidade redentorista: 

"A devoção a Nossa Senhora tem todo sentido, porque traz Jesus pra nós e leva a comunidade para Jesus. Essa é a beleza da devoção mariana. Sempre costumo mencionar Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista, que diz: 'o verdadeiro devoto de Maria jamais se perde'. E nossos programas são expressões dessa devoção, que é muito forte", salienta.

:: Conheça a missão e a vocação do Irmão Alan Patrick Zuccherato

Programação pensada para a evangelização


Há alguns meses como diretor de programação da TV Aparecida, Irmão Alan afirma que, desde o início do ano, toda a programação tem sido pensada, planejada e executada com muito carinho e cuidado. "Nós, preocupados, com esta boa evangelização, com entretenimento, com informação, com uma programação que valoriza a família, que propõe sempre valores humanos, cristãos, a defesa da vida, a TV Aparecida quer atingir também um jornalismo crítico, de qualidade, com um olhar cristão e evangelizador", explica.

:: TV Aparecida eleva a audiência com nova programação matinal

Para o segundo semestre, Irmão Alan diz que o 'canal de Nossa Senhora' está preparando mais novidades: a partir do dia 1º de julho, a Consagração à Nossa Senhora passará a ter 30 minutos de duração, para incluir também a Bênção do Santíssimo. Também, a partir do final de junho, as noites de sexta-feira ganham o Programa Claudete Troiano. Já em setembro, teremos o Revelações Sertanejo, com apresentação de Amanda Françozo, que renovou seu contrato com a emissora. Tudo isso em preparação para a Festa da Padroeira, em outubro, tendo grande sintonia com o Sínodo da Amazônia, que acontece no mesmo período, no Vaticano.

Sempre muito sorridente e acolhedor, Irmão Alan também respondeu a vários comentários recebidos nas redes sociais do A12. Confira o vídeo na íntegra.

Gostou da entrevista? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos e família! É só clicar no botação da sua rede social, logo abaixo do título. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.