Por Redação A12 Em Santo Padre

A alegria do Evangelho é tema da viagem do Papa à América do Sul

De 05 a 13 de julho, Papa Francisco fará sua 9ª viagem internacional tendo como destino a América do Sul. Equador, Bolívia e Paraguai serão as rotas dessa visita papal, sendo 48 horas e duas etapas em cada nação. Nesse período, o Pontífice fará 22 discursos proferidos em sua língua materna, o espanhol. O tema dessa viagem apostólica levará o título do primeiro Documento escrito por Francisco: “A alegria do anúncio do Evangelho”.

francisco_em_la_paz

Mensagens

Segundo Pe. Frederico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, essa é a primeira vez que a visita apostólica será feita a três países, que não os maiores e os primeiros na geopolítica internacional, o que segue a lógica das periferias queridas por Francisco.

“A história desses três países, feita de conflitos e ditaduras, será um elemento importante para entender as mensagens que o Papa irá proferir”, disse Pe. Lombardi.

“É bom que esta história de regimes autoritários, militares nesses países esteja presente também como encorajamento que o Papa pretende dar e que os povos esperam em prol de uma renovação de sua vida social, política, em geral, no sentido da paz, do desenvolvimento participativo e democrático”, frisou ainda o jesuíta.

Diversidade

“Deve-se notar o tamanho e a variedade geográfica desta viagem, entre a Cordilheira dos Andes, o Oceano Atlântico e o Rio de la Plata: mudanças de altitude e temperaturas em somente 7 dias”, destacou Pe. Lombardi, passando dos 4 mil metros de altitude da Bolívia ao nível do mar, no Paraguai. Variado também será o quadro étnico-cultural e isso terá grande espaço nos encontros e celebrações, bem como o tema da pobreza.

Temas

Os documentos importantes para essa viagem são o de Aparecida e a Evangelii Gaudium, expressa nos logotipos e lemas dos países. Falando sobre o tema da viagem “A alegria do anúncio do Evangelho”, Pe. Lombardi destacou que o Equador tem como lema “Evangelizar com alegria”, a Bolívia “Com Francisco anunciamos a alegria do Evangelho”, e o Paraguai “Mensageiro da alegria e da paz”. “Portanto, a Evangelii Gaudium, a alegria de anunciar o Evangelho é evidente nos logotipos e lemas”, disse o jesuíta.

Fonte: Rádio Vaticano

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.