Por Redação A12 Em Santo Padre

Anchieta será canonizado em 2 de abril com festa no Brasil e na Espanha

 Anchieta será canonizado em 2 de abril com festa no Brasil e na EspanhaO jesuíta espanhol José de Anchieta será canonizado em 2 de abril por meio de um decreto assinado pelo Papa Francisco. A opção por um decreto, em vez de solenidade na Praça de São Pedro, no Vaticano, foi do Santo Padre e teria sido escolhida porque a canonização não está baseada em um recente milagre do beato. A missa de ação de graças será presidida pelo Pontífice no dia 24 de abril na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma.

A canonização do ‘Apóstolo do Brasil’, nascido nas Ilhas Canárias, deverá contar com a presença do bispo de Tenerife, Dom Bernardo Álvarez, que presidirá, posteriormente, celebração na Catedral da diocese espanhola. Além disso, quando o Papa Francisco assinar o decreto da canonização de José de Anchieta, os sinos badalarão em todas as igrejas da diocese, em sinal de júbilo.

As badaladas também darão início às celebrações realizadas na Arquidiocese de São Paulo, cidade fundada por Beato Anchieta, ao lado de Padre Manoel da Nóbrega, no Pátio do Colégio. O cardeal Odilo Scherer disse que, após sua canonização, haverá manifestações religiosas e culturais na cidade de São Paulo, e em outros estados por onde José de Anchieta foi missionário.  As festividades envolverão a sociedade civil e instituições religiosas.

“Anchieta foi um homem muito ativo, muito dinâmico. De grande importância para o início da história do Brasil, e o inicio da vida da Igreja no Brasil no século XVI”, disse o cardeal.

A CNBB, durante a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada em Aparecida (SP), entre os dias 30 de abril e 09 de maio, promoverá uma celebração solene com a presença do episcopado brasileiro.

O procedimento chamado de ‘canonização equivalente’ reconhecerá ainda as virtudes heroicas e a trajetória apostólica de outros dois beatos nascidos na França, mas muito ligados à evangelização do Canadá, Maria da Encarnação (Guyart) e o bispo Francisco de Montmorency -Laval. O Papa explicou que estes três novos santos se apresentavam como paradigmas, modelos de evangelização.

Trajetória de Anchieta

Anchieta será canonizado em 2 de abril com festa no Brasil e na Espanha

José de Anchieta nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário ao Brasil em 1553. Foi ordenado sacerdote em 1566 e ocupou o cargo de superior de comunidades e provincial de toda a missão no Brasil, trabalho que foi realizado com grande sabedoria e segurança.

Para José de Anchieta e todos os jesuítas que vieram evangelizar o Novo Mundo, os índios eram pagãos a serem convertidos.

O trabalho de Anchieta foi decisivo para a implantação do catolicismo no Brasil. Com seu conhecimento e sua fé, percorreu a pé, a cavalo, em embarcações, boa parte do território brasileiro. Além de abrir caminhos que se transformariam em estradas, contribuiu para manter unificado o país nos séculos seguintes. Lançou os fundamentos da catequese e educação dos jesuítas no Brasil e começou a reverter o quadro iniciado desde o descobrimento, em que os nativos eram vistos apenas como propriedade da Coroa e, como tal, passíveis de ser escravizados. Com seus dotes inatos de comunicador, conseguiu com o indígena um amplo entendimento.

Anchieta faleceu no ano 1597 e recebeu o qualificativo de “Apóstolo do Brasil”. Foi declarado beato por João Paulo II em 1980.

Informações:

- Arquidiocese de São Paulo

- Jornal ‘Estado de Minas’ (EM)

- Pateo do Collegio

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...