
“Abramo-nos à luz do Senhor. Ele nos espera sempre para nos fazer ver melhor”, este foi o convite do Papa Francisco no Angelus deste domingo (30), no Vaticano .
Partindo da liturgia dominical, o Santo Padre refletiu sobre o drama da “cegueira interior” de quem não reconhece Jesus como luz do mundo.
“Enquanto o cego se aproximava gradualmente da luz, os doutores da lei, ao contrário, caíam sempre mais em sua cegueira interior. Fechados em suas presunções, acreditam já ter a luz; e por isso não se abrem à verdade de Jesus. Fizeram de tudo para negar a evidência. Colocaram em dúvida a identidade do homem curado; depois negaram a ação de Deus na cura, adotando como desculpa que Deus não age [em dia] de sábado; chegaram até a duvidar que aquele homem tivesse nascido cego. O seu fechamento à luz torna-se agressivo e acaba na expulsão do homem curado do templo”, citou o Papa recordando o evangelho de São João.
Sobre essa realidade, o Papa destaca o percurso que o cego realizou para reconhecer em Jesus o Senhor, o que aconteceu apenas em um segundo encontro, quando Jesus se apresenta como o Messias. “Você o viu, é ele que fala com você”, disse Jesus ao homem. “Este é um trecho do Evangelho que faz ver o drama da cegueira interior de tanta gente, também a nossa, porque nós, algumas vezes, temos momentos de cegueira interior”, assinalou o Papa.
Para o Santo Padre, muitos encontram no exemplo do cego a sua própria experiência de fé e, em alguns momentos, agem como o cego que se abriu para a graça, “ se abriu à luz” ao ganhar a visão, e outras vezes, como os doutores da lei, motivados por seu orgulho, julgam o Senhor, julgam as pessoas. “Hoje somos convidados a nos abrirmos à luz de Cristo para levar frutos à nossa vida, para eliminar os comportamentos que não são cristãos; todos nós somos cristãos, mas todos nós, algumas vezes, temos comportamentos não cristãos, comportamentos que são pecados”, frisou.
“Devemos nos arrepender disso, eliminar estes comportamentos para caminhar decididamente no caminho da santidade”, completou.
Papa Francisco finalizou sua reflexão, apontando questionamentos importantes diante da narrativa bíblica:
“Como está o nosso coração? Tenho um coração aberto ou um coração fechado para Deus? Aberto ou fechado para o próximo?”.
Por fim, animou todos os cristãos a renovar a fé em Jesus Cristo, a vencer o medo pelos erros ou pecados cometidos e encontrar no Senhor a luz para suas vidas. “Não devemos ter medo! Abramo-nos à luz do Senhor, Ele nos espera sempre para nos fazer ver melhor, para nos dar mais luz, para nos perdoar”, finalizou.
No último sábado (29), o Papa Francisco se encontrou com mais de seis mil integrantes do Movimento Apostólico Cegos e a Pequena Missão para Surdos. Foi a primeira vez que um pontífice reuniu-se com pessoas cegas e surdas em uma audiência oficial.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.