A alocução do Papa, na manhã deste último domingo do ano (31), reuniu milhares de peregrinos e turistas na Praça São Pedro, mesmo diante do clima instável, proporcionando uma reflexão profunda sobre os valores fundamentais da convivência familiar, baseada no encantamento com as pequenas coisas da vida.
O Papa Francisco enfatizou, durante o último Angelus de 2023, a relevância de se maravilhar diante das várias facetas da vida familiar. Ao fazer referência à Sagrada Família de Nazaré como um exemplo de enfrentamento dos sofrimentos, o Pontífice instou os presentes a buscar a capacidade de se encantar cotidianamente.
Leia MaisVeja a retrospectiva do Papa Francisco em 2023Papa reflete sobre vícios e virtudes na última Audiência Geral de 2023Francisco pede por paz na bênção Urbi et OrbiComentando sobre a visita da Sagrada Família ao templo de Jerusalém, onde ofereceram uma oferta simples e humilde, Francisco destacou a pobreza que permeava a vida de Jesus, Maria e José.
Ele ressaltou a surpresa gerada pelo fato de a única família na história a ter a presença física de Deus ser caracterizada pela simplicidade e pelos desafios.
O Papa questionou o que essa situação pode ensinar às famílias atuais, oferecendo uma reflexão inspiradora: Deus escolheu viver no meio dos problemas humanos, não como uma entidade distante, mas enfrentando dificuldades reais. “Se vocês estão passando por dificuldades, saibam que não estão sozinhos”, foi a mensagem transmitida pelo Santo Padre às famílias.
Francisco destacou a importância da capacidade de admirar-se como um segredo para uma convivência familiar saudável. Essa admiração, explicou ele, não se limita apenas à relação entre cônjuges, mas se estende à apreciação do milagre da vida, dos filhos, à valorização da sabedoria dos avós e à reflexão sobre a própria história de amor.
O Papa incentivou os pais a reservarem tempo para brincar e se conectar verdadeiramente com seus filhos, elogiando aqueles que fazem do cuidado e da atenção uma prioridade. Além disso, ele enfatizou a riqueza da sabedoria dos avós, frequentemente subestimada, e encorajou a apreciação de suas histórias de vida.
Concluindo sua mensagem, Francisco invocou a ajuda de Maria, a Rainha das Famílias, para que todos possam cultivar a capacidade de se maravilhar diariamente com as bênçãos da vida e transmitir aos outros a beleza desse 'estupor'.
Assista ao discurso do Santo Padre na íntegra:
Fonte: Vatican News
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.