No Domingo de Ramos, como de costume, foi celebrada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese de Roma. A celebração de âmbito diocesano foi marcada pela entrega dos símbolos da JMJ pela comitiva brasileira, guiada pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, à delegação polonesa, que vivenciará em 2016 a 31ª edição da jornada internacional.
Ao final da celebração do Domingo de Ramos e da JMJ, o papa dirigiu uma breve saudação aos representantes dos dois países e aos demais delegados que vieram participar do evento sobre as jornadas organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos.
O Papa recordou que o beato João Paulo II confiou à juventude, há quase 30 anos, a entrega da cruz e com ela a representação do "amor de Cristo pela humanidade" e reafirmou que na celebração da canonização, no dia 27 de abril, o Papa polonês será instituído o patrono da JMJ. "Na comunhão dos santos continuará a ser para os jovens do mundo um pai e um amigo", frisou.
29ª Jornada Mundial da Juventude
Na mensagem para a JMJ de 2014, o Santo Padre destacou alguns dos ensinamentos evangélicos determinados nas "bem-aventuranças" e indicou o itinerário de fé que os jovens deverão cumprir até a JMJ de Cracóvia.
"Para cadenciar (dar ritmo) o nosso caminho, gostaria nos próximos três anos de refletir, juntamente convosco, sobre as bem-aventuranças que lemos no Evangelho de São Mateus (5, 1-12). Começaremos este ano meditando sobre a primeira: 'Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu' (Mt 5, 3); para 2015, proponho: 'Felizes os puros de coração, porque verão a Deus' (Mt 5, 8); e finalmente, em 2016, o tema será: 'Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia' (Mt 5, 7)", assinalou.
O Pontífice destacou na mensagem a "força revolucionária" presente nos ensinamentos das bem-aventuranças como indicação para o "caminho da verdadeira felicidade".
"As bem-aventuranças de Jesus são portadoras de uma novidade revolucionária, de um modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pelos mass media, pelo pensamento dominante".
Leia a mensagem na íntegra: MENSAGEM DO SANTO PADRE PELA XXIX JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.