Por Redação A12 Em Santo Padre

Cineastas paraguaios preparam documentário sobre o Papa

Juan Carlos Maneglia e Tana Schembóri, dois cineastas paraguaios estão preparando um documentário sobre a visita do Papa Francisco ao Paraguai. Diretores do filme 'Sete Caixas' (7 Cajas), de 2012, o maior sucesso de bilheteria da história do país, querem mostrar no novo trabalho as ‘histórias de vida’ de algumas das centenas de milhares de pessoas que assistiram aos eventos no Paraguai, e ainda contar os preparativos, detalhes dos acontecimentos e até as consequências da visita do Santo Padre. 

paraguai_papa

Segundo Mariana Pineda, produtora executiva, muitas pessoas que foram voluntárias na visita do Papa João Paulo II, em 1988, também quiseram participar da visita de Francisco mas "não mais para servir, pois já são de maior, mas para fazer parte do momento" e outras a quem o Papa "traz esperança, porque sofreram muito. Resolvemos contar essas histórias”, comentou. 

Esses e outros personagens que colaboraram na logística da visita de Francisco irão narrar a viagem através de diversos pontos de vista.

Presença da juventude

Os jovens, muitos dos quais não tinham conhecido João Paulo II quando esteve em Assunção em 1988, foram, segundo a produtora executiva, os grandes protagonistas que acompanharam Francisco – tanto no trabalho como voluntários como na presença massiva nos eventos. E é esse protagonismo que será mostrado no documentário. As mulheres paraguaias também terão um papel central, enaltecidas pelo próprio Papa como “as mais gloriosas da América”.

O documentário começou a ser rodado há 2 meses, antes mesmo da chegada de Francisco no Paraguai. A filmagem contou com cinco equipes de profissionais que seguiram os principais eventos da visita papal, como a chegada do Pontífice no Aeroporto e a missa do Parque de Nu Guasú.

A produtora executiva disse que, embora seja muito cedo para saber qual será a duração do material e a data de lançamento, a intenção inicial é apresentar até o final deste ano. A partir daí, os produtores esperam que o documentário possa circular por outros países, aproveitando o ‘momento histórico’ da visita do Papa Francisco, que estimulou para que todos voltassem "os olhos sobre o Paraguai". 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.