Entre os países latino-americanos, o Brasil é o país com o maior número de cardeais eleitores para o Conclave que elegerá o próximo Pontífice.
Monsenhor Antonio Luis Catelan Ferreira da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, que assessora o Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis em Roma, conta como os cardeais brasileiros estão participando das discussões nas congregações gerais.
Segundo Monsenhor Catelan, o momento mais importante do encontro de segunda-feira (4) foi a conferência do Frei Raniero Cantalamessa, que falou com profundidade sobre o ministério de Pedro no Novo Testamento, abrindo reflexões sobre os sinais dos tempos partindo do Concílio Vaticano II, os principais desafios para a Igreja na atualidade e o perfil do Papa.
De acordo com o assessor, os cardeais brasileiros lamentaram o fato das congregações serem realizadas apenas no período da manhã, até quarta-feira (6).
“Os nossos cardeais gostariam que nesses dias, hoje e amanhã, houvesse congregações vespertinas, para que houvesse mais tempo para ficar junto com os cardeais e aprofundar, assim, o conhecimento entre eles. Mas como foi votado e foi decidido que no dia de hoje e de amanhã serão somente congregações matutinas, eles aceitaram, mas lamentam no sentido de que gostariam ter mais tempo junto com os colegas. Este é o espírito: discernimento para uma boa escolha”, disse Monsenhor Catelan.
No período livre, os cinco cardeais devem se ocupar com leituras, correspondências e o contato com suas arquidioceses de origem.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.