Por Redação A12 Em Santo Padre

Dia Mundial da Paz de 2016: “Vence a indiferença e conquista a paz”

“Vence a indiferença e conquista a paz” será o tema do 49º Dia Mundial da Paz, comemorado no dia 1 de janeiro de 2016. 

“A Mensagem de 2016 pretende ser um ponto de partida para todas as pessoas de boa vontade, em particular àquelas que atuam na educação, na cultura e nos meios de comunicação, para que ajam, cada uma segundo suas próprias possibilidades e de acordo com as melhores aspirações, para construírem juntas um mundo mais consciente e misericordioso e, portanto, mais livre e mais justo”, assinalou o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz em comunicado. 

indiferença

O tema escolhido pelo Papa Francisco quer ser um convite a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para vencer a indiferença, um dos “flagelos atuais” que prejudicam a paz no mundo. 

 

O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Beato Paulo VI e é realizado todos os anos no dia primeiro de janeiro.

“A indiferença hoje é, frequentemente, associada a várias formas de individualismo que produzem isolamento, ignorância, egoísmo e isso leva ao desinteresse. O aumento das informações em si não é sinônimo de maior atenção aos problemas, se não for acompanhado por uma abertura das consciências no sentido de solidariedade; para obter tal objetivo é indispensável a contribuição que podem dar, além das famílias, os educadores, todos os formadores, os agentes culturais e da mídia, os intelectuais e os artistas. Na verdade, a indiferença pode ser vencida somente enfrentando juntos este desafio”, alerta o Pontifício Conselho. 

O dicastério observa que a paz não é um bem que pode ser obtido “sem esforço, sem conversão, sem criatividade e sem dialética”, por isso, necessita de um intenso trabalho de sensibilização e educação para o “sentido da responsabilidade em relação às graves questões que afligem a família humana”, acrescenta.

indiferenca_00Por meio desse trabalho de sensibilização, cooperação e diálogo, o Pontifício Conselho acredita ser possível vencer realidades que adiam a conquista da paz para tantos povos, como o fundamentalismo e seus massacres, as perseguições por causa da fé e de pertença étnica, as violações da liberdade e dos direitos dos povos, o abuso e a escravidão das pessoas, a corrupção e o crime organizado, as guerras que causam o drama dos refugiados e dos emigrantes forçados.

O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Beato Paulo VI e é realizado todos os anos no dia primeiro de janeiro.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.