
A catequese do Papa Francisco, desta quarta-feira (22/04), realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico, foi dedicada ao 50º Dia Mundial da Terra.
“Celebramos hoje o 50º Dia Mundial da Terra. É uma oportunidade para renovar o nosso compromisso de amar a nossa Casa comum e cuidar dela e dos membros mais frágeis de nossa família. Como a trágica pandemia de coronavírus está nos mostrando, somente juntos e ajudando os mais frágeis podemos vencer os desafios globais”, disse o Pontífice.
O Papa citou um trecho de sua Encíclica Laudato Si e convidou a refletir sobre a responsabilidade que caracteriza a nossa passagem nesta terra.
“Somos feitos de matéria terrestre, e os frutos da terra sustentam a nossa vida. Mas, como o livro do Gênesis nos recorda, não somos simplesmente terrestres: também carregamos em nós o sopro vital que vem de Deus. Portanto, vivemos na Casa comum como uma única família humana e na biodiversidade com as outras criaturas de Deus. Como imago Dei, somos chamados a cuidar e respeitar todas as criaturas e nutrir amor e compaixão por nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais frágeis, imitando o amor de Deus por nós, manifestado em seu Filho Jesus".
Nova maneira de olhar a nossa Casa comum
Segundo Francisco, por causa do egoísmo, falhamos em nossa responsabilidade como guardiões e administradores da terra e basta olhar a realidade: “Poluímos e depredamos, colocando em risco nossa própria vida. Por isso, vários movimentos internacionais e locais foram formados para despertar as consciências”,
Ele também disse que ainda será necessário que os nossos filhos saiam às ruas para nos ensinar o que é óbvio, ou seja, que não há futuro para nós se destruirmos o ambiente que nos sustenta.
Para Francisco, “falhamos em proteger a terra, nossa casa-jardim, e em proteger os nossos irmãos. Pecamos contra a terra, contra o nosso próximo e contra o Criador, o Pai bom que provê a todos e quer que vivamos juntos em comunhão e prosperidade”.
“E como a Terra reage?”, perguntou o Papa, citando um ditado espanhol que é muito claro nisso, e diz o seguinte:
Como podemos restabelecer uma relação harmoniosa com a Terra e o resto da humanidade?
Para o Santo Padre precisa-se de uma nova maneira de olhar a nossa Casa comum. “Ela não é um depósito de recursos a serem explorados. Para nós, fiéis, o mundo natural é o ‘Evangelho da Criação’, que expressa o poder criativo de Deus em plasmar a vida humana e em fazer o mundo existir junto com o que ele contém para sustentar a humanidade. A narração bíblica da criação termina assim: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom”.
Redescobrir o sentido do respeito sagrado pela terra

“Quando vemos essas tragédias naturais que são a resposta da Terra aos nossos maus-tratos, penso: Se eu perguntar ao Senhor agora o que ele pensa sobre isso, não acredito que ele me diga que é uma coisa muito boa. Fomos nós que arruinamos a obra do Senhor”, disse ainda o Papa, acrescentando:
"Ao celebrar o Dia Mundial da Terra hoje, somos chamados a redescobrir o sentido do respeito sagrado pela terra, porque não é apenas a nossa casa, mas também a casa de Deus. Daí vem a consciência em nós de estar numa terra sagrada!"
Francisco concluiu sua catequese, pedindo "que neste tempo de renovação pascal, procuremos amar e apreciar o magnífico dom da terra, nossa Casa comum e a cuidar de todos os membros da família humana. Como irmãos e irmãs, supliquemos juntos o nosso Pai celestial: Envia o teu Espírito e renova a face da terra."
.:: Que o silêncio do tempo nos ensine a ouvir
Fonte: Vatican News
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.