Shutterstock
Santo Padre

Economia de Francisco: evento por um sistema econômico mais justo

Escrito por Redação A12

17 NOV 2020 - 14H35 (Atualizada em 19 NOV 2020 - 08H47)

Economia de Francisco é um movimento cultural e plural convocado pelo Papa Francisco que busca reunir e articular pessoas e organizações que desejam construir um sistema econômico mais justo, inclusivo e regenerativo, e também criar um movimento de jovens economistas para traduzir na vida cotidiana a encíclica Fratelli tutti.

O encontro desejado pelo Santo Padre acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro, é internacional, 100% on-line e traz temas cruciais, como trabalho, finanças, educação e inteligência artificial e conta com a participação do Sumo Pontífice. 

Participações

Além do Papa, entre os palestrantes estão:

Muhammad Yunus, economista e Prêmio Nobel da Paz 2006;

Vabdana Shiva, membro do Fórum Internacional sobre Globalização;

Stefano Zamagni, presidente da Pontifícia Academia de Ciências Sociais.

Outros nomes estão confirmados, como, por exemplo: Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Mauro Magatti, Juan Camilo Cardenas, Jennifer Nedelsky, Sr. Cécile Renouard.

Leia MaisSantuário de Aparecida ilumina Campanário com as cores da 'Economia de Francisco'A Anpecom (Associação Nacional por uma Economia de Comunhão), ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) e Sistema B Brasil, também trarão um evento paralelo nos dias 19 e 20, das 14h45 às 18h, com inscrições abertas no site: https://www.anpecom.com.br/eofbrasil/

Os novos artesãos do futuro

Shutterstock
Shutterstock


Para o Santo Padre, é necessário corrigir modelos de crescimento que não respeitem o homem, o meio ambiente, a dignidade da pessoa. Na carta dirigida aos jovens economistas, empresários e empresárias de todo o mundo por ocasião do evento, o Pontífice indica o caminho do modelo econômico a ser construído, o de "uma economia diferente, que faça as pessoas viverem e não mate, inclua e não exclua, humanize e não desumanize, cuide da criação e não a deprede". Um novo modelo econômico, portanto, fruto de uma cultura de comunhão, baseada na fraternidade e na equidade. São, em particular, os jovens, artesãos do futuro, os chamados a tecer a economia de Francisco.

O link para acompanhar o evento é: francescoeconomy.org e você pode ver a abertura nesta quinta-feira (19), às 10h, no horário de Brasília.

Do Brasil, três jovens integram a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara: o educador e sociólogo Eduardo Brasileiro, a comunicadora social e militante da Pastoral da Juventude de São Paulo, Dai Zito, e o mestrando em administração da PUC Minas, Ramon Jung Pereira.

.:: Veja abaixo a live realizada pela CNBB com os brasileiros participantes.


.::  Programa Benção da Manhã conversou com Alan Faria Andrade Silva




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...