Por Redação A12 Em Santo Padre

Igreja celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais neste domingo

papa_familia_2

A Igreja Católica celebra neste domingo, 17, o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema ‘Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor’. Na ocasião a Igreja celebra também a Ascensão de Jesus ao céu, lembrando o envio missionário dos apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15). 

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer explicou a relação destas duas celebrações com a missão da Igreja de comunicar a boa notícia. 

"A Igreja relaciona o Dia Mundial das Comunicações Sociais com o Domingo da Ascensão e o envio missionário: a Igreja tem a missão de comunicar; evangelizar é ação comunicadora feita de muitos modos, sobretudo na relação de pessoa a pessoa; é levar uma mensagem – o Evangelho; a um destinatário – 'a todos os povos'; com uma  metodologia – 'ide', ou seja, saindo de si, dirigindo-se aos outros, inclusive com os modernos recursos técnicos da Comunicação Social". 

Ao explicar a escolha do tema, o Santo Padre enfatizou a importância de dar destaque à família neste dia. 

"Considerei  oportuno que o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais tivesse como ponto de referência a família. Aliás, a família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar. Voltar a este momento originário pode-nos ajudar a querer tornar mais autêntica e humana a comunicação, quer a ver a família de um novo ponto de vista", assinalou o Santo Padre.

Entre as realidades evidenciadas pelo Papa Francisco para a celebração de 2015, a família como "comunidade comunicadora" e "primeira escola" onde as diferentes geraçoes aprendem o "essencial da comunicação". Para o Santo Padre, é na família que os filhos aprendem a oração, "forma fundamental de comunicação". 

Depois de mensagens centradas nas potencialidades das novas tecnologias digitais, Francisco escolheu deter sua reflexão na comunicação no ambiente familiar que para além dos instrumentos é proximidade, toque, comunhão. 

"Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade". 

[Leia aqui a mensagem do Papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais]. 

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do gênero estabelecida pelo Concílio Vaticano II, com o decreto ‘Inter Mirifica’, 1963. Ele é celebrado sempre no domingo que antecede o Pentecostes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.