O Centro Nova Semente em Salvador (BA) recebeu uma doação do Papa Francisco na segunda-feira (4). A entidade acolhe crianças filhas de pessoas encarceradas no Complexo Penitenciário do Estado da Bahia, que fica ao lado da obra social, no bairro Mata Escura.
A doação foi entregue pelo presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, ao Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
O valor não foi divulgado, mas segundo o Cônego José Carlos da Silva, coordenador da Pastoral Carcerária na arquidiocese, e organismo responsável pela entidade, foi um quantia considerável e deverá contribuir para a ampliação do centro, que passará a contar com mais uma casa para crianças de 0 a 3 anos e um salão polivalente.
“Dom Vincenzo esteve presente neste momento muito especial para as crianças e foi uma ocasião de intensa alegria porque pudemos sentir e ver que o Santo Padre está olhando para os pobres, para as crianças. Ele nos deu esse presente e nós ficamos muito felizes”, disse cônego José ao A12.com.
No momento da entrega, Dom Vincenzo manifestou o seu carinho aos meninos e meninas assistidos e garantiu sua visita ao centro sempre que vier a capital baiana.
“Tenham certeza que eu nunca vou esquecer vocês, e todas as vezes que eu vier a Salvador quero vir ao Centro Nova Semente para vê-los”, disse.
Na cerimônia, Dom Murilo falou sobre o gesto de carinho do Papa Francisco para com o centro e as crianças. “Dom Vincenzo veio aqui para mostrar o carinho do Papa, para dizer que o Papa gosta muito de vocês”, destacou.
“Este é um momento importante para esses meninos e meninas, que estão perto de alguém que trabalha diretamente com o Papa Francisco e que está aqui para conhecer de perto esta obra que aqui se faz”, afirmou o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo.
O Centro Nova Semente é mantido pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela (FDABV), que pertence à Arquidiocese de Salvador, e foi fundado no ano de 1999, atende atualmente 30 crianças.
Sob a responsabilidade da Pastoral Carcerária, o espaço tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares preservando o contato próximo entre pais e filhos.
A pastoral mantém ainda outros projetos de atendimento e visita à população carcerária na arquidiocese e ações de reinserção no mercado de trabalho com os egressos do sistema prisional.
Entre os desafios enfrentados pela pastoral, cônego José destaca a luta contra a dependência química e a construção de uma nova visão de mundo e perspectiva de vida para os encarcerados:
“O nosso desafio maior é vencer a droga e fazê-los entender que na mudança há vida e apoiá-los nessa mudança”.
A Pastoral Carcerária conta com 50 voluntários em toda a arquidiocese. Interessados em colaborar com o Centro Nova Semente podem entrar em contato pelo telefone (71) 3211-2128.
Agenda de Dom Vincenzo no BrasilAgentes da Pastoral da Família, lideranças pastorais e o clero da Arquidiocese de São Paulo ouviram ontem (5) uma palestra de Dom Vincenzo sobre o tema ‘Família, sujeito de uma nova evangelização do amor’.
Nesta quarta-feira (6), às 15h, ele concederá entrevista à imprensa na Catedral da Sé, juntamente com o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.
A visita do prelado se encerra na próxima sexta-feira (8).
Com informações da Arquidiocese de Salvador e São Paulo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.