Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa desembarca nos EUA para sua primeira viagem ao país

O Papa Francisco chegou ontem (22), por volta das 16h55, aos Estados Unidos, para a sua primeira visita ao país. Após uma viagem a Cuba, o Pontífice irá discursar na ONU e no Congresso norte-americano, antes de encerrar o Encontro Mundial das Famílias.

Foto de: AFP

Papa Francisco nos Estados Unidos - Foto: AFP

Após ser recebido, ainda à bordo, pelo Núncio Apostólico nos EUA, Carlo Maria Viganò, Francisco desceu as escadas do avião sem o solidéu, por causa do forte vento, e tocando o chão do país pela primeira vez, foi acolhido pelo Presidente Barak Obama.

Com a primeira-dama Michelle e as filhas Malia e Sasha, sorridentes e emocionadas, o Presidente cumprimentou longamente o Pontífice, apresentando-lhe também a sogra, Marian Robinson.

Como fato bastante incomum, também o vice-Presidente Joe Biden e família presenciaram a chegada do Papa. Por razões de segurança, é raro que as duas máximas autoridades do país compareçam simultaneamente em um evento público.

Em seguida, o Pontífice cumprimentou o Cardeal-arcebispo de Washington, Donald Wuerl, representantes da Igreja local e recebeu flores de quatro crianças alunas de escolas católicas da arquidiocese.

Nesta quarta-feira (23) o Santo Padre inicia seus compromissos oficiais. Logo pela manhã, haverá a cerimônia oficial de boas-vindas, na Casa Branca, e a audiência privada com o Presidente Obama, na Sala Oval.

Ao meio-dia, encontra-se com os bispos da Conferência Episcopal dos EUA. À tarde, Francisco preside a missa de canonização de Junípero Serra – frade franciscano missionário – na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição.

Amanhã (24), o Pontífice argentino vai tornar-se o primeiro Papa a discursar diante das duas câmaras do Congresso norte-americano. Após este encontro, Francisco vai saudar a multidão na varanda do Congresso.

A agenda desse dia inclui uma visita ao centro caritativo da Paróquia de São Patrício, para um encontro com sem-abrigo, antes da partida para Nova Iorque, onde o Papa vai presidir à recitação da oração de vésperas, com religiosos e religiosas na Catedral de São Patrício.

A primeira visita do atual Papa à sede da ONU está marcada para sexta-feira (25), de manhã, com uma saudação e um discurso de Francisco, em espanhol.

Francisco vai ser o quarto Papa a discursar na sede da ONU, depois de Paulo VI (1965), João Paulo II (1979 e 1995) e Bento XVI (2008). Nesse mesmo dia, vai participar num encontro inter-religioso no memorial do ‘Ground Zero’, evocando as vítimas dos ataques terroristas do 11 de setembro.

De tarde, o Papa visita uma escola católica, reunindo-se com famílias de imigrantes no Harlem, num dia que se conclui com a Missa no célebre ‘Madison Square Garden’.

Francisco parte para Filadélfia no sábado (26), onde celebra Missa com os membros do clero e dos institutos religiosos da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo e participa de um encontro sobre a liberdade religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes.

O Pontífice participa também dos eventos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com a festa dos participantes e uma vigília de oração, perante uma multidão estimada em 1,5 milhões de pessoas.

O Papa preside a missa conclusiva do EMF 2015 no Benjamin Franklin Parkway. Simbolicamente, o Papa vai oferecer 200 mil cópias do Evangelho segundo São Lucas, assinadas por si, para as “famílias das periferias” de cinco “grandes cidades”, uma de cada continente: Havana (Cuba), Marselha (França), Hanói (Vietname), Sidney (Austrália) e Kinshasa (Quénia).

O Papa se despedirá dos Estados Unidos e voltará para Roma, onde chegará pela manhã da segunda-feira (28).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.