Foi divulgada nesta sexta-feira (19) a criação de uma comissão especial para reforma econômica e administrativa do Vaticano.
O comunicado foi adiantado pela sala de imprensa da Santa Sé.
A nota descreve que a comissão irá se reportar diretamente ao Papa e terá como principal finalidade coletar “informações precisas sobre as questões econômicas concernentes às administrações vaticanas” e cooperar com o Conselho de Cardeais de forma a contribuir com a reforma das instituições da Santa Sé.
O novo organismo irá oferecer suporte técnico, aconselhamento especializado e desenvolver soluções estratégicas “para evitar dispêndio de recursos econômicos, para favorecer a transparência nos processos de aquisição de bens e serviços, para aperfeiçoar a administração de bens e propriedades, para atuar com cada vez mais prudência no âmbito financeiro, para assegurar uma correta aplicação dos princípios contábeis e para garantir assistência de saúde e previdência social a todos aqueles que têm direito” destaca a nota.
A Comissão é formada em grande parte por leigos especialistas em “matérias jurídicas, econômicas, financeiras e organizativas”, ex-ilustres consultores ou revisores de instituições econômicas vaticanas ou eclesiásticas.
A primeira reunião do organismo deverá acontecer depois da viagem do Papa ao Brasil.
Formam o grupo: Joseph F. X. Zahra (Malta), presidente; Mons. Lucio Angel Vallejo Balda (secretário da Prefeitura dos Assuntos Econômicos e único padre no grupo), secretário; Jean-Baptiste de Franssu (França); Enrique Llano (Espanha); Jochen Messemer (Alemanha); Francesca Immacolata Chaouqui (Itália); Jean Videlain-Sevestre (França); George Yeo (Cingapura). Os doutores Zahra e Messemer são revisores internacionais da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé.
A nota encerra falando que o Santo Padre “faz votos de uma feliz e produtiva colaboração entre a Comissão e as Administrações vaticanas a serem contempladas nos trabalhos da Comissão”.
Informações: Rádio Vaticano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.