O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Fórum dos Povos Indígenas, reforçando a importância de respeitar suas culturas, direitos e territórios.
Em sua mensagem, o Pontífice fez um forte apelo pela valorização de suas culturas e pela defesa de seus direitos.
Aprendemos com 5 momentos:
“O direito dos povos indígenas à livre determinação” foi o tema do encontro em Roma, realizado em fevereiro. Francisco destacou que reconhecer suas tradições e conhecimentos é essencial para enriquecer a sociedade e preservar a diversidade cultural.
O Papa alertou que defender as raízes e a identidade dos povos indígenas é uma questão de justiça a ser revertida após tanto apagamento histórico, além de uma forma de garantir um futuro sustentável.
“A defesa do direito a preservar a própria cultura e a identidade passa necessariamente pelo reconhecimento do valor de sua contribuição para a sociedade.”
Empresas multinacionais, grandes investidores e até estados têm se apropriado de terras cultiváveis, prejudicando a sobrevivência das comunidades.
“São práticas que produzem danos, ameaçando o direito a uma vida digna das comunidades”, alertou o Papa.
O desmatamento e as queimadas em terras indígenas atingiram números alarmantes. Em 2024, segundo o INPE, o fogo nas reservas brasileiras bateu recordes de mais de 20 anos.
Essa destruição, para o Pontífice, compromete toda a humanidade, porém com mais danos aos povos originários.
Francisco pediu que os líderes mundiais tomem medidas concretas para proteger os povos indígenas.
“Que se tomem as medidas adequadas para que a família humana caminhe unida na realização do bem comum, para que ninguém seja excluído ou deixado para trás.”
Brasileiros marcam presença em encontro de Conselho Episcopal
Entre as agendas de reuniões regionais, segue acontecendo nesta semana na Argentina, o encontro do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho
5 anos da Statio Orbis do Papa: um olhar de esperança no ano jubilar
Completa-se hoje cinco anos da Statio Orbis pelo fim da pandemia, oração extraordinária que representou um momento forte e de imersão no mistério de Deus, pela situação que vivíamos.
Vocação Catequista: por que a vivência comunitária é essencial para a missão?
Saiba como a vivência comunitária fortalece a missão do catequista e inspira a evangelização além dos encontros. Confira o vídeo!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.