Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa e Conselho de Cardeais concluem reuniões sobre a reforma da Cúria Romana

A primeira reunião deste ano do Papa com o Conselho dos Nove Cardeais (C9) foi encerrada hoje (16) no Vaticano, entre os assuntos discutidos estava a reforma da Cúria Romana.

Reunião Conselho de Nove cardeais e o papa Francisco

Instituído pelo Papa em setembro de 2013, o Conselho dos Nove Cardeais tem como finalidade ajudar o Pontífice no governo da Igreja e no projeto de reforma da Cúria Romana.

A reunião dessa semana deu prosseguimento à análise dos dicastérios, em especial da Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide); a Congregação para as Igrejas Orientais; e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

O trabalho dos Cardeais também examinou a “Diaconia da Justiça” e, portanto, um tempo consistente foi dedicado aos Tribunais: Penitenciária Apostólica, Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

Outros assuntos discutidos foram: análise do processo para a seleção de candidatos ao Episcopado; reforma econômica com atenção especial à formação de funcionários e aos recursos humanos, situação atual da reforma das mídias da Santa Sé, isto é, a incorporação da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano no novo Dicastério. Além disso, foi apresentado o plano para reestruturar as frequências de rádio e as novas estratégias para as redes sociais. Por fim, refletiu-se sobre o projeto para iniciar a reforma da Livraria Editora Vaticana.

:: Papa institui Secretaria para a Economia em 2014 para gerir finanças da Santa Sé
:: Papa fala sobre 15 "doenças" que afetam a Igreja em encontro com a Cúria Romana

O Pontífice participou dos três dias de reuniões, pela manhã e à tarde, ausentando-se somente parte da manhã de segunda (devido à visita ad Limina dos Bispos da Costa Rica) e a manhã de quarta (para a Audiência Geral), estando confirmada sua presença para a sessão vespertina de hoje.

A próxima reunião do C9 será realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.