Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa Francisco autoriza reconciliação da Igreja com o padre Cícero

O bispo de Crato, no Ceará, dom Fernando Panico anunciou ontem (13), na Catedral Nossa Senhora da Penha, o conteúdo da carta enviada pelo Papa Francisco, assinada pelo Cardeal Pietro Cardeal Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, na qual autoriza a reconciliação do Padre Cícero Romão Batista, com a Igreja Católica.

“A presente mensagem foi redigida por expressa vontade de Sua Santidade o Papa Francisco, na esperança de que Vossa Excelência Reverendíssima não deixará de apresentar à sua Diocese e aos romeiros do Padre Cícero a autentica interpretação da mesma, procurando por todos os meios apoiar e promover a unidade de todos na mais autêntica comunhão eclesial e na dinâmica de uma evangelização que dê sempre e de maneira explicita o lugar central a Cristo, principio e meta da História”, escreve a carta, que foi lida pelo bispo de Crato na missa de abertura da Porta Santa.

Padre Cícero

As palavras aguardadas há décadas pelos fiéis foram recebidas com júbilo. Um quadro com a imagem do padre foi introduzido próximo ao altar, pois ele ainda não foi canonizado. “Ele vai entrar como romeiro. Seu lugar não será ainda o altar, mas ficará no meio do povo, invocando e cantando conosco a misericórdia do Pai”, disse dom Fernando.

Além de destacar a fé simples e a devoção a Nossa Senhora que o Padre Cícero teve em sua existência, o Papa ainda caracterizou o seu modo de evangelização, vivido no final do século XIX e início do XX, como atual. “Atitude de saída, ao encontro das periferias existenciais, a atitude do Padre Cícero em acolher a todos, especialmente aos pobres e sofredores, aconselhando-os e abençoando-os, constitui sem dúvida, um sinal importante e atual”.

Padre Cícero morreu em 1934, suspenso de ordem. Ao chegar à diocese em 2001, percebendo o grande número de fiéis que peregrinavam a Juazeiro do Norte, dom Fernando Panico colocou entre as prioridades de seu episcopado a reconciliação de Padre Cícero com a Igreja. 

Em 2006, o bispo formou uma comissão e deu entrada na Congregação para Doutrina da Fé, no Vaticano, ao processo de reabilitação. A partir dos estudos realizados pela Equipe de Direito Canônico do Vaticano, foi decidido que a Igreja deveria conceder não apenas a reabilitação, mas a reconciliação do padre com a Igreja, permitindo assim que os fiéis realizem sua devoção com a aprovação da Santa Sé.

Diante da decisão da Santa Sé, o bispo afirmou que toda a Diocese de Crato foi justificada pela ação do Papa Francisco, e que não houve equívoco em assumirem a opção pastoral em favor das romarias e o acolhimento aos romeiros. “Como Bispo Diocesano dessa Igreja particular, fico feliz por poder receber essa grande graça, em nome do Padre Cícero e de seus romeiros e romeiras, em nome de todos aqueles bispos – Dom Quintino, Dom Delgado – que alguma vez pediram que a Igreja e Padre Cícero se reconciliassem, em nome de todas as pessoas que queriam ver o seu 'Padrinho' ser, de novo, acolhido pela Igreja Católica da mesma forma que sempre foi acolhido por seus afilhados!”, disse.

Na Igreja onde foi batizado e realizou a primeira missa, neste ano 2015, ao Padre Cícero foi concedida uma reconciliação histórica mostrando que a misericórdia de Deus está acima das ações humanas.

Reabilitação e Reconciliação

Reabilitação é recuperação de ordens que estavam suspensas. Reconciliação é apagar qualquer oposição a ação do Padre Cícero. A Diocese de Crato deu entrada ao processo de reabilitação pelo fato de o Padre Cícero ter morrido suspenso de ordem, porém como o padre já havia falecido e as punições cessadas, não tinha o que o Papa reabilitar. A Reconciliação é mais ampla que a Reabilitação pois, é uma aceitação e reconhecimento dos frutos feitos através das romarias e devoção ao padre Cícero, propiciando uma maior aproximação dos romeiros com toda a Igreja Católica. 

Mais informações no site da Diocese de Crato. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.