Neste domingo (18), o Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.
Francisco começou a alocução antes da oração mariana do Angelus com as palavras simples de Jesus: “Eu sou o pão vivo, descido do céu”. “O pão celestial, que vem do Pai, é o Filho que se fez carne por nós. Esse alimento é mais do que necessário para nós, porque sacia a fome de esperança, a fome de verdade, a fome de salvação que todos nós sentimos, não no estômago, mas no coração”, falou o Papa.
“Diante da multidão, o Filho de Deus se identifica com o alimento mais comum e cotidiano. Entre os que ouvem, alguns começam a discutir: como Jesus pode nos dar sua própria carne para comer? Hoje, também nos fazemos essa pergunta, mas com admiração e gratidão”, disse o Papa, propondo duas atitudes sobre as quais refletir. “Admiração e gratidão diante do milagre da Eucaristia”, sublinhou Francisco.
A primeira atitude é “Maravilhar-se, porque as palavras de Jesus nos surpreendem. Ainda hoje, Jesus sempre nos surpreende em nossa vida”.
O pão do céu é um presente incrível que vai além do que podemos imaginar. Para quem não entende a maneira de Jesus, pode parecer estranho e até impossível, como se fosse desumano comer a carne de outra pessoa. Mas, na verdade, a carne e o sangue de Jesus representam a humanidade Dele, sua própria vida dada para nos alimentar e nos dar vida.
“Isso nos leva à segunda atitude: a gratidão, porque reconhecemos Jesus ali onde Ele se faz presente para nós e conosco. Ele se faz pão por nós”, sublinhou Francisco, destacando as palavras de Jesus: “Quem come a minha carne permanece em mim e eu nele”.
“O Cristo, verdadeiro homem, sabe muito bem que é preciso comer para viver. Mas Ele também sabe que isso não é suficiente. Depois de ter multiplicado o pão terreno, Ele prepara um dom ainda maior: Ele mesmo se torna verdadeira comida e verdadeira bebida. Obrigado, Senhor Jesus!”
“O pão celestial, que vem do Pai, é o Filho que se fez carne por nós. Esse alimento é mais do que necessário para nós, porque sacia a fome de esperança, a fome de verdade, a fome de salvação que todos nós sentimos, não no estômago, mas no coração. A Eucaristia é necessária a todos nós”, disse o Papa, acrescentando:
Jesus cuida da maior necessidade: Ele nos salva, alimentando a nossa vida com a sua, para sempre. Graças a Ele, podemos viver em comunhão com Deus e entre nós. O pão vivo e verdadeiro não é, portanto, algo mágico que resolve repentinamente todos os problemas, mas é o próprio Corpo de Cristo, que dá esperança aos pobres e vence a arrogância de quem se empanturra em detrimento deles.
E convidou todos a se perguntarem: “Tenho fome e sede de salvação, não apenas para mim, mas para todos os meus irmãos e irmãs? Quando recebo a Eucaristia, que é o milagre da misericórdia, sou capaz de me maravilhar com o Corpo do Senhor, que morreu e ressuscitou por nós?”
Nessa reflexão, durante o Angelus, o Papa Francisco destacou a importância vital da Eucaristia para a vida cristã, revelando como o pão do céu, oferecido por Jesus, vai além de um simples alimento físico, alimentando a nossa esperança, verdade e salvação.
Ele nos convida a admirar e agradecer o milagre da Eucaristia, que nos une a Deus e uns aos outros, transformando nossa fome e sede de salvação em um vínculo de comunhão profunda.
Ao reconhecer Jesus como o verdadeiro pão da vida, somos chamados a viver com gratidão e a refletir sobre o impacto dessa presença divina em nossas vidas, alimentando-nos não apenas para a sobrevivência, mas para uma vida plena em Cristo.
Fonte: Vatican News
Angelus: Papa reflete sobre conhecer Jesus verdadeiramente
No Angelus deste domingo, papa Francisco reflete sobre cultivar o verdadeiro encontro com Jesus, e deixar-se transformar por Ele.
É necessário reconhecer e seguir Jesus com atitudes!
Jesus é o Messias, salvador e libertador enviado ao mundo por Deus Pai para anunciar a humanidade o caminho da salvação.
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.