O Santo Padre enviou um telegrama de condolências pelo falecimento do Prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Simon Lourdusamy, ocorrido nesta segunda-feira (02) em Roma. Papa Francisco escreveu:
“Entristecido ao saber da morte do cardeal Simon Lourdusamy, Prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais e arcebispo emérito de Bangalore, dirijo as minhas mais sinceras condolências e ofereço as minhas orações a ele, ao clero, aos religiosos e aos fiéis leigos que choram a sua morte. Com gratidão a Deus Todo-Poderoso, lembro a vida sacerdotal do Cardeal, dedicada à difusão do Evangelho primeiro na Índia e, mais tarde, à serviço da Igreja universal, exercendo inúmeros cargos, mais recentemente, como a de Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais. Rezo para que Deus Pai de misericórdia lhe conceda a recompensa por seu trabalho e acolha a sua alma nobre na paz e na alegria do céu. A todos que se reuniram para o funeral solene, concedo de coração a minha Bênção Apostólica, como sinal de força e consolação no Senhor”.
O Cardeal Lourdusamy nasceu em 5 de fevereiro de 1924 em Kalleri, Arquidiocese de Pondicherry e Cuddalore, na Índia. Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1951 e nomeado Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais em 30 de outubro de 1985. Em 12 de julho de 1991, o Cardeal renunciou ao cargo por motivos de saúde. Com o seu falecimento na noite de hoje (2), em Roma, o Colégio Cardinalício fica composto por 214 purpurados, dos quais 118 eleitores e 96 não-eleitores. O funeral será realizado nesta quinta-feira (5), às 11h30, horário italiano, na Basílica de São Pedro. A liturgia será celebrada pelo Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, junto com cardeais, arcebispos e bispos. Ao final da celebração eucarística, Papa Francisco vai presidir os ritos finais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.